LEOPOLDINENSE

Ônibus da Viação Leopoldinense já começa a circular em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 12-02-2020 09:49 | 1784
Pelo menos um carro da empresa contratada para atuar nos próximos meses já foi visto rodando no centro e bairros da cidade
Pelo menos um carro da empresa contratada para atuar nos próximos meses já foi visto rodando no centro e bairros da cidade Foto de Roberto Nogueira

A Viação Leopoldinense começou a assumir o transporte coletivo em São Sebastião do Paraíso. Pelo menos um carro da empresa já está circulando pelas ruas da cidade desde segunda-feira,10. Conforme o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Miguel Felix de Souza, a padronização dos ônibus de todas as linhas deverá ocorrer o mais breve possível. "Ela vai permanecer por seis meses até que tenhamos concluído o processo de licitação e tenhamos uma prestadora do serviço que será definitiva", comenta.

Chamou atenção dos usuários neste início de semana a entrada em circulação do primeiro veículo da Viação Leopoldinense que está assumindo o serviço pelos próximos sés meses. A empresa foi a única a apresentar proposta para o chamamento público realizado pela Prefeitura de Paraíso.

"Eles apresentaram a documentação tudo legalizado, dentro do prazo e foram habilitados para este período de emergência dos 180 dias que temos para promovermos definitivamente a licitação", acrescenta o secretário Miguel Félix.

Quem não prestou atenção na placa de sinalização do destino do ônibus ficou no ponto aguardando. Essa foi uma das constatações feitas pela reportagem no período da tarde na região central da cidade. "Eu vi passar o ônibus branco, mas eu não sabia", disse o aposentado Geraldo Carneiro que aguardava em um ponto na rua Dr. Placidino Brigagão, próximo a Praça Central. Ele disse que tinha percebido um ônibus diferente, mas achou que fosse de transporte terceiri-zado por já estar acostumado com o ônibus padronizado na cor verde. O ônibus da Leopoldinense em circulação tinha a indicação da linha e dos bairros por onde iria passar.

De acordo com Miguel Félix, funcionários da Secretaria de Trânsito estão em contato com a empresa para cobrar a padronização dos ônibus o mais breve possível. "Estamos cobrando para que tenhamos carros conservados e vai haver cobrança para que haja melhorias na qualidade da prestação de serviços para a comunidade, esta tem sido uma exigência do prefeito e ficaremos atentos a todos os detalhes", anuncia.

O secretário disse ainda que deverão ser criadas ou reforçadas as linhas na região dos bairros Belvedere, Jardim Itamarati e Jardim Alvorada, principalmente no horário escolar. "Há um grande fluxo de estudantes que estão voltando às aulas agora e precisamos atendê-los", afirma.

Quanto a tarifa Miguel enfatiza que não haverá reajuste da tarifa. "Pelo contrário, com a licitação queremos e tencionamos reduzir o valor, além de melhorar cada vez mais a qualidade da prestação do serviço".

Atualmente o Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros de São Sebastião do Paraíso possui sete linhas urbanas e duas linhas rurais. Em média o Lote Urbano transporta quase 102 mil passageiros ao mês, dos quais 89.705 pagam efetivamente a tarifa. O serviço possui uma frota de 12 ônibus, incluídos dois veículos reservas. Já o Lote Rural tem cerca de 7.200 passageiros ao mês, e todos pagam a tarifa integral. A frota total é de apenas três ônibus, sendo um reserva operacional. A tarifa custa R$ 3,45 na cidade desde 1º de agosto do ano passado, enquanto que na linha rural, o valor é de R$ 5,75.