QUARENTÃO

Oriente é campeão do Quantentão da LPD: Paraisense ficou com o vice

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 12-02-2020 09:58 | 1062
Time da Verdona já se prepara para outra competição e diretoria continua reformas no estádio
Time da Verdona já se prepara para outra competição e diretoria continua reformas no estádio Foto de Reprodução

A Associação Atlética Paraisense e o Oriente Esporte Clube fizeram no sábado,8, no Estádio Comendador João Alves, uma final do Campeonato Quarentão Amador, digna da rivalidade entre as equipes de futebol de São Sebastião do Paraíso. A definição do campeão só ocorreu nas cobranças de penalidades após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Os visitantes levaram a melhor nas cobranças de pênaltis ao vencer por 4 a 3 e levantaram o troféu de campeão.

Á disputa levou um bom público ao Comendador João Alves que teve boa parte das arquibancadas cobertas e também outras dependências tomadas por torcedores das duas equipes. Na primeira disputa ocorrida em Passos, Paraisense e Oriente empataram por 1 a 1 no Estádio Starling Soares. Como o regulamento não previa vantagem a nenhum dos dois times, caberia ao vencedor erguer o troféu de campeão.

Diferente do que ocorreu no primeiro jogo, foi o Oriente quem saiu na frente do marcador. Logo aos 5 minutos da etapa inicial, os visitantes abriram o marcador. O atacante Dirceu que havia assinalado o gol de empate do time passense no jogo anterior, fez a jogada de abertura do marcador. Ele fez o cruzamento para a área da Paraisense quando o goleiro Tatu falhou na saída de bola. O atacante Somália, ex- América, não vacilou e de cabeça mandou para as redes da Verdona.

Depois de muito insistir em vários ataques e contrataques a Paraisense chegou ao empate no minuto final da primeira etapa. Aos 45 minutos, o atacante Bia,com muita frieza e categoria, após receber cruzamento na medida, de Cambola, ainda driblou um zagueiro e mandou para a rede adversária. Placar final do primeiro tempo foi de 1 a 1.

Na segunda etapa empurrada por sua torcida a Paraisense partiu para cima do Oriente na tentativa de fazer o resultado favorável, mas os atacantes não foram felizes nas conclusões das jogadas criadas. O Oriente equilibrou as ações a partir dos 10 minutos e o jogo ficou concentrado no meio de campo.

No entanto, aos 23 minutos em um lance confuso na defensiva da Paraisense a arbitragem marcou pênalti para o Oriente. Ouve muita reclamação por parte dos jogadores e dirigentes da Verdona de que a bola teria inicialmente tocado na mão do jogador Erminho do Oriente. Depois na sequência da jogada a bola resvalou na mão de Ademar da Paraisense, sendo sinalizada a infração do defensor.

O jogo ficou interrompido por cerca de oito minutos com muitas discussões em campo. No meio da confusão foram expulsos os jogadores Ailton (Oriente) e Ademar (Paraisense). Além dos seguranças integrantes da Guarda Municipal e também da Polícia Militar adentraram ao gramado para garantir proteção ao trio de arbitragem e garantir a integridade dos jogadores.

Após a confusão foi mantida a marcação da penalidade a favor do time passense. O atacante Somalia fez a cobrança de maneira displicente e desperdiçou a chance de ampliar para o Oriente. O goleiro Tatu redimiu-se da falha no primeiro gol conseguiu defender a cobrança do pênalti sem dar rebote e comemorou muito o feito.

Logo em seguida já caminhando para o final da partida a Paraisense sentiu o gosto do título e colocou uma das mãos na taça. Novamente Cambola fez a assistência, desta vez para o atacante Bira que dentro da área cabeceou no canto esquerdo do goleiro e fez 2 a 1 Verdona.

O jogo estava nos acréscimo já aos 53 minutos da etapa final quando o Oriente partiu para o ataque. Após confusão na área o atacante Somália aproveitou a sobra da bola na área e mandou para o fundo da rede.

A decisão foi para as penalidades. Nanin abriu e perdeu a primeira cobrança para a Verdona. Tripa também desperdiçou na defesa de Tatu. Por ironia do destino, Cambola, ídolo da torcida e presidente da Paraisense errou a cobrança defendida por Alisson. Final Oriente 4 x3 Paraisense.

Paraisense e Oriente vem disputando a hegemonia do futebol amador na região