SÃO TOMÁS DE AQUINO

Radar

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 12-02-2020 16:18 | 321
Foto de Reprodução

Política
Constatamos cada dia mais que a política no Brasil de uns tempos para cá continua a mesma. As mudanças são tão pequenas que a bem da verdade, fica a sensação, que nada mudou. A política virou um meio de “melhorar de vida” e os compromissos, os acordos, geralmente são barganhas sem o mínimo de ética onde sempre prevalecem benefícios pessoais ou para um determinado grupo político. Os noticiários de TV, matérias de Jornais, revistas semanais de grande circulação, não nos deixa mentir. Qualquer pessoa pode constatar, basta não se fazer de cego.

Política II
Antigamente em São Tomás de Aquino era uma honra ser convidado para ser vereador. Naquele tempo não havia remuneração. O que imperava era o sentimento de servir o município, sua cidade, o povo, com o sentimento patriótico de amor a terra natal. Nos dias de hoje existe uma parcela de políticos que defendem a ideia, que pequenos municípios como São Tomás o vereador seria como um voluntário, sem remuneração.  Esses, defendem a tese que ser político não é “profissão”. Fico pensando: Será que iria pipocar voluntários? Ouvi dia desses que vereador deveria ser mais voluntário e menos mercenário.

Esquecido no centro da cidade
Lá está ele. Esquecido no tempo, como se não tivesse uma rica história para contar. O velho e machucado prédio no centro da cidade de São Tomás de Aquino. Bem construído, carrega em sua alma ferida, lembranças de uma época feliz, de grande importância para a cidade e para os aquinenses. Liga Operária de bailes famosos e Saraus onde a “fina flor “da sociedade Aquinense brilhava”. Depois com orgulho, o Ginásio São Tomás com várias turmas de alunos e professores que brilhavam e acolhiam. Os alunos, hoje, profissionais de sucesso em várias áreas de trabalho.

Esquecido no centro da cidade II
Divulgador da cultura, da arte, foi palco para variadas apresentações de teatro sob a direção da professora Anete Abrão. Os famosos Festivais de momentos inesquecíveis. Lá também foi o local escolhido para festejar a 1ª Comunhão de um grupo de crianças com direito a um lindo bolo feito pela famosa confeiteira da região, Ofélia Maciel Braia. Nesta época o padre da cidade era Roberto Cavour Carleto. Encerrando o precioso ciclo de Lazer, Educação, Cultura, foi por um bom tempo o Hotel de São Tomás de Aquino. Cumpriu seu papel e saudades ficaram na sociedade aquinense.

Reflexão da Semana
O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que têm à sua volta. - Maquiavel