LIMPEZA

Córrego Coolapa cheio de matos e detritos, como o Aedes Aegypti gosta

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 15-02-2020 09:31 | 434
Dentro da canalização do córrego Coolapa, está sujo de mato, detritos e por incrível que pareça até árvores já nasceram e cresceram dentro da canalização
Dentro da canalização do córrego Coolapa, está sujo de mato, detritos e por incrível que pareça até árvores já nasceram e cresceram dentro da canalização Foto de Sebastião Tadeu Ribeiro

São várias as causas que motivam aumento de focos, criadouros de mosquitos aedes aegypti, causador de várias doenças que afligem o ser humano, podendo, sim, e que tem levado pessoas à morte. A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso não tem feito a contento o dever de casa, haja vista o leito do Córrego Coolapa, que apesar de alertas e denúncias feitas há algum tempo, continua sujo de mato e acumulando detritos.

Não é de hoje que há campanhas visando o combate focos e exterminar esses terríveis mosquitos, sendo as principais providências, cuidado especial no armazenamento e destinação de lixo, mantendo em recipiente fechado e disponibilizado para recolhimento pelo serviço de limpeza pública urbana na frequência usual.

Jamais descartar o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de residência, de vizinhos, na rua e lotes vagos. Manter caixas d’água sempre limpas e totalmente tampadas. Manter calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água. Eliminar pratinhos de vasos de plantas, caso não seja possível mantê-los limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia. Manter limpos e escovados, bebedouros de animais domésticos e a água deve ser trocada diariamente. Manter piscinas sempre em uso e devidamente tratadas. Ter atenção especial ao sair de férias, para que esses cuidados estejam garantidos.

É de grande importância acrescentar nessas recomendações que a Prefeitura efetue periodicamente a limpeza de córregos dentro do perímetro urbano e também a retirada de carcaças de veículos abandonados em vias públicas e dentro de terrenos urbanos.

O Jornal do Sudoeste publicou por diversas vezes, matérias mostrando carcaças de veículos abandonados pelos quatro cantos de Paraíso. E também denúncias de moradores referente sujeiras e grande quantidade de matos dentro da canalização do Córrego Coolapa, trecho correspondente da rua Tabajara Pedroso até a rua Santa Luzia.

Além do mato, até árvores nasceram e estão crescendo dentro do leito da canalização do córrego, e providências para a limpeza já deveriam ter sido tomadas, há muito tempo.

Não se pode esquecer que no início do ano passado, Paraíso foi por um período a cidade com maior número de prováveis e também de casos confirmados de dengue.

Na época do infeliz e primeiro lugar (em casos de dengue), deixamos para trás municípios mais populosos no Sul e Sudoeste de Minas, tais como Passos, Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Itajubá, Poços de Caldas.

Moradores no Jardim Coolapa estão preocupados porque neste ano já houve um caso de dengue em morador no referido bairro.

A canalização do Córrego Coolapa continua cheia de mato, detritos e árvores dentro da canalização estão crescendo cada vez mais. Se demorar muito tempo para serem retiradas, certamente dependerá até autorização de órgão ambiental, ironizou, e com razão, um morador.

Carcaças de carros velhos abandonados continuam espalhadas por vias publicas de Paraíso