DENGUE

Dengue: Vigilância em  Saúde alerta para uso de repelentes no carnaval

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 22-02-2020 08:36 | 558
Foto de Reprodução

Com o feriado prolongado de Carnaval, muitos paraisense devem viajar para aproveitar o tempo de descanso. Apesar do divertimento ser importante, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, alerta para a importância do uso de repelente para evitar picadas do mosquito transmissor da dengue, principalmente àquelas pessoas querem ir para regiões onde têm sido registrado incidência muito alta da doença, principalmente no estado de São Paulo.

Em Paraíso, ainda é baixo o número de notificações. Até o momento foram registradas 48, das quais cinco foram positivas, 11 negativas, dois descartados e 30 ainda aguardam resultados. Dos casos positivos, dois foram registrados no bairro Cidade Industrial, um no Jardim São José, um no Jardim Independência e no Jardim Coolapa.

Cortez destaca a importância de se manter a cidade limpa nesse período de festas e destaca a necessidade da população colaborar com esta causa. "As pessoas têm reclamado muito do lixo e no carnaval é comum o uso de bebidas diversas. Pedimos que as pessoas descartem esse lixo nos locais corretos, não jogar em terrenos ou na rua, porque devido às chuvas, é um material que acumula água e pode contribuir para a proliferação da dengue", alerta.

POPULAÇÃO ATENTA
Um dos grandes desafios para a Vigilância em Saúde tem sido a colaboração da população para o enfrentamento aos focos do mosquito da dengue. Neste ano, o Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypt (Lira) foi maior que o registrado em 2019 no mesmo período do ano. Isso significa que a população precisa estar atenta e colaborar com as ações, já que o alerta é para uma epidemia da doença.

Conforme já havia destacado a coordenadora da Vigilância, a população pode adotar práticas simples para colaborar com as ações, frente ao período de chuva que pode ser um agravante para a proliferação da doença no município, tais como não acumular lixo de maneira irregular e eliminar água parada dos vasos de plantas e recipientes diversos.