CURTAS EDIÇÃO 2383

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-02-2020 12:57 | 404
Foto de Reprodução

Correição
A Comarca de São Sebastião do Paraíso realizará, na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro a partir das 13h30, no Salão do Júri do Fórum Amphilóquio Campos do Amaral, a audiência pública de instalação da correição ordinária geral, no salão do júri. Na audiência pública, são recebidas denúncias, reclamações ou sugestões sobre a execução dos serviços do foro judicial, dos juizados especiais, dos serviços notariais e de registro, dos serviços de justiça e paz, polícia judiciária e presídios da Comarca.

Anual
A fiscalização é feita anualmente pelo diretor do foro e, em determinadas situações, com o apoio de uma equipe da Corregedoria-Geral de Justiça. Na ocasião, verifica-se a regularidade de tais serviços e apuram-se as denúncias, reclamações e sugestões. O convite é do diretor do foro, juiz Osvaldo Medeiros Neri.

Carnaval
Um grande número de foliões compareceu ao carnaval de rua realizado na Avenida José de Oliveira Brandão, em frente ao Fórum e a Câmara Municipal, em São Sebastião do Paraíso, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. É questão de ajustes, de continuidade, de investimento e marketing para que o evento se firme. E o público gostou pela alegria, animação e pelo ambiente ordeiro em que transcorreu.

Estilo
Está mais que provado que a cidade tem condições de ofertar uma festa de qualidade para a sua população e ainda atrair um público considerável da região. O modelo é bem este e mostra que Paraíso está no caminho certo, basta que um projeto seja construído neste sentido e levado a sério, será possível brincar o carnaval em alto estilo e em nível elevado.

Especiais
O vereador Sérgio Aparecido Gomes cobrou da 35ª Superintendência Regional de Ensino, com sede em São Sebastião do Paraíso, o cumprimento dos direitos de alunos com necessidades especiais. Ele pediu o envio de ofício solicitando informações quanto à negativa do Estado em fornecer aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o atendimento necessário conforme preconiza a Lei Federal nº 9394 de 20/12/1996. Segundo destacou o vereador os educandos especiais necessitam de atendimento diferenciado e, em muitos casos, está sendo retirado esse direito deles.

Eleições 2020
Já está disponível no portal do TRE-MG a página Eleições 2020, que traz conteúdos de interesse de eleitores e futuros candidatos. O sítio posteriormente será complementado com dados estatísticos e outras informações de relevância também para outros públicos. A página está em constante atualização, a partir de um trabalho integrando entre diferentes áreas do Tribunal Regional Eleitoral e é a principal fonte para informações relativas ao pleito de outubro no portal.

Conteúdos
Vários conteúdos já foram adicionados à página e outros serão adicionados ao longo do período em andamento. Além do Calendário Eleitoral Interativo, desenvolvido pelo TSE, para facilitar a navegação entre as datas relacionadas às Eleições 2020; tem também o guia “Candidaturas”, com orientações relativas ao registro de candidaturas, e que posteriormente será complementada com os sistemas Candex e Divulgação de Candidaturas. O “Guia do Eleitor”, que traz um apanhado de informações das quais o eleitor precisa saber antes e no dia da eleição; com “Normas e Documentações”, subpágina que reúne toda a legislação e documentos que disciplinam as Eleições 2020. Vale a pena conferir no endereço http://www.tre-mg.jus.br/

Apoio
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em Ribeirão Preto (SP), para assinar o termo de compromisso com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A iniciativa possibilitará que o município paraisense tenha um apoio técnico destas conceituadas instituições na interação medicamentosa, o que irá beneficiar e melhorar o acompanhamento de pacientes no cuidado farmacêutico. O apoio é resultado do empenho da farmacêutica, Luciana Caetano, que inscreveu o município, demonstrando a gestão do cuidado farmacêutico na Atenção Básica. Da região foram selecionados apenas os municípios São Sebastião do Paraíso e Pratápolis.

ICM’s Turismo
Os municípios mineiros como São Sebastião do Paraíso que pleiteiam o ICMS Turismo para 2021 devem ficar atentos ao prazo para enviar a documentação comprobatória relativa ao ano de 2019. O sistema “ICMS Turismo” estará aberto até o dia 2 de março e poderá ser acessado no site  www.cultura.mg.gov.br. O ICMS Turismo é destinado aos municípios mineiros, nos termos da Lei Estadual n. º 18.030/2009, e visa estimular a implementação de um planejamento sustentável de programas e projetos voltados ao desenvolvimento turístico nos municípios mineiros e suas respectivas regiões. A iniciativa é da Superintendência de Políticas de Turismo (SPT) da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, (Secult). Os municípios que forem habilitados no programa ICMS Turismo em 2020 começaram a receber os repasses em janeiro de 2021.

Fraternidade
Nesta quarta-feira de cinzas tradicionalmente a igreja católica faz o lançamento da Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2020 o tema é “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso”. Inspirada pela parábola do bom Samaritano e, também, pela vida pelo testemunho de Santa Dulce dos Pobres e outras figuras simbólicas da caridade no país, os fiéis poderão vivenciar uma experiência de profunda caridade em favor da vida, em todas as suas dimensões. Os católicos são chamados a reflexão e a mudança de vida nos 40 dias da quaresma que antecede a Semana Santa e a Páscoa.

Lamentável
A intemperança continua fazendo estragos, vidas que se vão. Depois de fatos lamentáveis em Paraíso onde seis homicídios já foram registrados neste ano, em Milagre, distrito de Monte Santo, um  adolescente de 15 anos foi morto a tiros.