PARLAMENTO JOVEM

Paraíso prepara o Parlamento Jovem que em 2020 debate Meio Ambiente

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 27-02-2020 15:05 | 508
Escola do Legislativo de Paraíso inicia  preparativos  para o Parlamento Jovem que incentiva  formação política e cidadã de estudantes
Escola do Legislativo de Paraíso inicia preparativos para o Parlamento Jovem que incentiva formação política e cidadã de estudantes Foto de Divulgação

As atividades do programa Parlamento Jovem de Minas, edição 2020, já começaram em diversos municípios que participam do projeto deste ano, cujo tema é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Coordenadores municipais e de polos se reúnem com vereadores nas câmaras parceiras, publicam editais e fazem eventos para mobilizar os estudantes da cidade. Em São Sebastião do Paraíso foram realizados na última semana reuniões preparativas para organização da programação e das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. O movimento ainda pode receber inscrições para participações no PJ deste ano pelo município.

As primeiras mobilizações do Polo Sudoeste do PJ deste ano começaram em 11 de fevereiro quando da realização de um encontro em Poços de Caldas. O evento reuniu cerca de 300 alunos do Ensino Médio no Teatro da Urca. Os estudantes ouviram explicações sobre o objetivo e a dinâmica da realização do Parlamento Jovem, programa de formação política de jovens desenvolvido há 16 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com o apoio da Universidade PUC Minas.

A dinâmica do programa começa sempre no ano anterior, quando os próprios estudantes elegem o tema que será debatido no ano seguinte. Depois, segue-se a mobilização nas escolas de ensino médio dos municípios para definição dos alunos que vão participar e o início das discussões propriamente ditas.

São Sebastião do Paraíso participa do Parlamento Jovem de Minas desde 2013. No momento, está em fase de preparação e também mobilização. Na última semana  a Escola do Legislativo se reuniu com professores das escolas estaduais para apresentar o PJ e conscientizá-los sobre a importância do projeto, pedindo auxílio na divulgação em sala de aula. Após o Carnaval, iniciam-se as mobilizações nas escolas, quando passamos de sala em sala do ensino médio e divulgamos o projeto, convidando todos os alunos a participarem.

Um detalhe que chama atenção e que torna a participação dos alunos no projeto mais atrativa é que não há custos para os jovens. Eles participam das oficinas na etapa municipal, viajam para o Encontro Regional em Poços de Caldas, depois para a Plenária Regional em Guaxupé, quando são votadas as melhores propostas do Polo Sudoeste que serão levadas para a Plenária Estadual em Belo Horizonte. Estudantes escolhidos pelos próprios colegas representam o polo de Paraíso na capital, com direito a voto nos temas apresentados e colocados em discussão.

A meta da Escola do Legislativo de Paraíso é inserir cada vez mais estudantes dentro do Parlamento Jovem, com a proposta de incentivar o interesse por política e o protagonismo jovem para solucionar os problemas locais, regionais e estaduais. As inscrições para o PJ se iniciam junto com as divulgações em classe. Por isso, ainda não há dados sobre quantidade de participantes. Os interessados receberão fichas de inscrição e também podem procurar a Escola do Legislativo pessoalmente na Câmara Municipal, pelo Facebook ou Instagram. 

O Parlamento Jovem de Minas é considerado um importante instrumento de formação política e social porque reúne câmaras municipais de todo o estado. Ao todo são 114 participantes neste ano, reunidas em uma grande rede com foco na formação política de estudantes do Ensino Médio, que são a futura geração de líderes e trabalhadores do país.

Também neste ano o Polo Sudoeste agregou novos municípios. Além de Paraíso, Guaxupé, Poços de Caldas e Itaú de Minas, a partir de agora também participam Passos, Botelhos e Caldas. Em Paraíso, as oficinas do PJ começam em março e são realizadas semanalmente às quartas-feiras, a partir das 18h30.