30 ANOS GRÁFICA SÃO LUIZ

Gráfica São Luiz recebeu Mérito Empresarial ACISSP: empresa comemora 30 anos de atividade

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Entretenimento | 01-03-2020 09:32 | 935
Luiz Antônio Maia e Flávia Maia Nascimento
Luiz Antônio Maia e Flávia Maia Nascimento Foto de Multclip

Em solenidade realizada no Teatro ACISSP no dia 19 deste mês, diretores da Gráfica São Luiz receberam o certificado Mérito Empresarial ACISSP 2019, conferido à empresa pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso,  por ser a mais lembrada no segmento gráfico, conforme pesquisa de opinião realizada. Ao final de cada ano a ACISSP/CDL tradicionalmente contrata empresa especializada para avaliar junto ao público consumidor, empresas que  mais se destacam no comércio, indústria e prestação de serviços.

Em janeiro a Gráfica São Luiz completou 30 anos de atividades, uma história de muito trabalho e aprimoramento constante, conforme lembra Guilherme Pádua Maia, ao recordar que tudo se iniciou com algumas pequenas impressoras, processo artesanal, tipográfico, montando chapa por chapa, selecionando manualmente os tipos, para confeccionar os impressos, época em que as instalações eram próximo à Praça Santa Rita.

Algum tempo depois o equipamento foi transferido para a avenida Dr. Delfim Moreira 591, onde funciona a gráfica. Gradativamente, foram surgindo novos clientes, a demanda aumentou, e o maquinário foi sendo ampliado de acordo com as necessidades, numa administração conjunta de Guilherme e sua esposa Ângela Maria Borges Maia.

Ao longo desses 30 anos, o desenvolvimento tecnológico tem ocasionado mudanças que acontecem diuturnamente, e como não poderia ser diferente, impactou o setor gráfico. As impressoras que a princípio eram tipográficas foram substituídas pelo sistema offset e se aperfeiçoaram com o digital, o que também ocorreu com as composições gráficas. E a Gráfica São Luiz, conforme explica Guilherme Maia, acompanhou o avanço, e foi pioneira em implantar e utilizar essas novas ferramentas.

Trabalhos que eram feitos manualmente, foram automatizados, o que tem permitido prestar serviços que, tempos atrás, não eram imaginados pelo setor gráfico, uma consequência natural, fruto da criatividade. Em parte isto se explica porque empresas que utilizavam impressos feitos em gráficas, passaram com o suporte da Informática, computadores e impressoras cada vez mais avançados, suprir suas próprias necessidades.

A Gráfica São Luiz foi em busca de novos mercados, a atender novo segmento, o de impressão de boletos de cobranças para empresas de grande, médio e pequeno porte que terceirizaram serviços.

Nessa fase de mudança e aprimoramento, Guilherme passou a contar com a participação de seus filhos Luiz Antônio Maia e Flávia Maia Nascimento, e além do setor gráfico a empresa também iniciou seu setor de cartonagem (caixas para embalagens).

O espaço físico em seu imóvel na avenida Dr. Delfim Moreira ficou pequeno, e, a cartonagem por oito anos foi transferida e atendeu na rua Carlos Mumic. Depois em área cedida pelo município foi construída sua nova unidade no Parque Industrial João Fernando Zanin, saída para São Tomás de Aquino, onde são produzidas embalagens criativas, sacolas para atendimento de indústrias, lojas, pizzarias, enfim em especial para o comércio varejista.

Guilherme ressalta que a Gráfica São Luiz ganhou novo impulso e crescimento com a participação dos filhos Luiz Antônio e Flávia, o que tornou o trabalho mais agradável, perfeito, ágil e produtivo.

Sinto-me gratificado por ter conseguido educar os filhos e tê-los participando diretamente na empresa, bem como pelo reconhecimento público aos serviços prestados pela Gráfica São Luiz que nos premia com o Mérito Empresarial em nosso segmento, concedido pela ACISSP/CDL, que muito dignifica nosso trabalho, disse Guilherme Maia.

Guilherme Pádua Maia e Ângela Maria Borges Maia