AUMENTO DENGUE

Dengue: Casos positivos aumentam e Vigilância em Saúde pede colaboração da população

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 08-03-2020 22:16 | 570
Foto de Reprodução

Em São Sebastião do Paraíso já foram confirmados 10 casos positivos da dengue e o número de casos notificados chega a 65, dos quais 27 deram resultados negativos, dois foram descartados, e demais aguardam resultado. A Vigilância em Saúde alerta para a necessidade de a população colaborar não apenas com ações de enfrentamento ao foco do mosquito, mas também para os exames para confirmar ou não a doença.

Entre os casos, até o momento foram confirmados dois no Cidade Industrial, um no bairro Coolapa, um no Jardim Independência, um no São José, um no Planalto, um Jardim Europa, um no Diamantina, um na Vila Mariana e um no bairro Sassafraz. Isso significa que o vírus está se espalhando e é preciso atenção da população.

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde em São Sebastião do Paraíso, Dayana Vilas Boas da Silva, os exames de sorologia têm se apresentado como um obstáculo, já que tem sido dificultoso marcar os exames com as próprias pessoas que são notificadas, além daquela que não comparecem. O exame é fundamental para que a Vigilância tenha dados que possam nortear suas as ações.

Conforme a enfermeira, para se confirmar um caso de dengue é necessário realizar o exame de sorologia, realizado a partir do sétimo dia após manifestação dos exames. “Deste modo, dependendo da data que a notificação chega para a gente, quando entramos em contato com o paciente para marcar o exame, muitos deles já estão melhores durante esse tempo de espera”, conta.

Segundo ela, dada essa melhora, muitos acabam não fazendo por acreditar já estar melhor. “Nós pedimos a colaboração da população. Marcamos o exame e muitos não vão, e assim não conseguimos fazer o fechamento dos dados no sistema e nem dar o número real em relação à dengue. Então pedimos a colaboração de todos”, destaca Dayana.

Outro ponto importante ressaltado pela enfermeira, é o cuidado da população com os quintais. “Pedimos essa colaboração também, principalmente agora que tem estiado as chuvas e aumentado o calor, com isso temos tido um aumento da demanda em relação a dengue. Se cada um fizer a sua parte, isso ajuda muito a todos”, completa.