GABINETE ITINERANTE

Moradores da região da Praça Abadia recebem Projeto Gabinete Itinerante

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 04-03-2020 15:15 | 209
Moradores comparecem ao Gabinete Itinerante na Praça Abadia para apresentarem reivindicações
Moradores comparecem ao Gabinete Itinerante na Praça Abadia para apresentarem reivindicações Foto de Asscam

Moradores nos bairros próximos a Praça de Nossa Senhora da Abadia, receberam a primeira edição do Projeto Gabinete Itinerante de 2020, da Câmara Municipal. A proposta visa aproximar o Poder Legislativo da população, foi iniciado no ano passado e já percorreu várias regiões da cidade, inclusive da zona rural onde foram apresentadas diversas reivindicações. Deste encontro no bairro Mocoquinha foi registrada a participação de cerca de 40 pessoas que apresentaram formalmente pedidos de melhorias e conversaram com vereadores e funcionários da Câmara.

Entre as principais reivindicações consta a limpeza de terrenos baldios, medida que pode ajudar a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Também foram registrados vários pedidos relacionados a recapeamentos de ruas, além de melhorias no sistema de iluminação de vias. “Depois de muitos anos, terminaram a construção de uma escola no bairro Bela Vista, mas nós precisamos de mais. Nós que moramos no Morumbi não podemos ficar esquecidos e abandonados. Não tem área de lazer, falta a travessia da rodovia para ser feita, precisa de um posto de saúde”, relata a dona de casa Geni Rosa dos Santos Lima.

Moradora na Vila Muschioni, Simone dos Santos solicitou iluminação no bairro. “Mas não o poste, porque já tem, e sim o braço do poste virado para o lado das casas, pois é muito escuro e perigoso. A gente acende a luz da área, mas depois que desliga fica totalmente escuro”, afirmou.

Juan Reis, do bairro Cidade Nova, pediu melhorias no asfalto e o plantio de árvores onde possível. “Também aparar o mato alto nas ruas para deixar com uma estética melhor. É também uma questão sanitária, porque têm aparecido escorpiões no local, e de lazer”, completou. A reclamação sobre a limpeza de terrenos baldios para evitar o aparecimento de animais peçonhentos nas casas ocorreu mais de uma vez.

Daniele de Souza Eugênio, moradora no bairro Bela Vista apresentou reivindicação para que seja feita uma operação tapa-buracos nas ruas. “Passa muito caminhão por causa dos mercados e com a chuva os buracos são destampados, estão precisando de uma atenção”. Ela aprovou a ida do Gabinete Itinerante à Praça da Abadia ao afirmar que “é uma forma que o paraisense tem de chegar até a Prefeitura de uma maneira mais fácil para reivindicar os seus direitos”, observa.

O ex-vereador na gestão 1971/1977, Benedito Andrade Filho que é morador na Praça da Abadia também compareceu para prestigiar mais esta atividade da Câmara. Para ele, o Gabinete Itinerante é uma iniciativa “elogiável”. Ele acredita que a participação da população pode ajudar este trabalho a dar melhores resultados. “Só precisa que o povo compareça e, depois, que a Câmara faça o que puder para atender os pedidos dos moradores”, comenta.Todos os pedidos serão enviados à Prefeitura por meio de ofício.

No ano passado o Gabinete Itinerante recebeu quase mil solicitações dos moradores dos mais diferentes bairros da cidade. Nas dez edições realizadas em 2019, ao menos 310 pessoas visitaram a tenda montada pela Câmara em diversos bairros para registrar pedidos de melhorias. No total, 994 solicitações foram feitas por moradores do São Judas, Alto Bela Vista, Distrito de Guardinha, Verona, Praça da Matriz, Morumbi, San Genaro, Belvedere, Rosentina e Distrito de Termópolis.