BRASÍLIA

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 04-03-2020 15:22 | 643
Paiva Netto com as crianças
Paiva Netto com as crianças Foto de Vivian R Ferreira

Cultura
Em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a minha querida amiga Regina Duarte toma posse como Secretaria Especial da Cultura. Uma grande mulher e atriz no comando dessa importante pasta!

Um furo, uma aspas 
Durante os meus 60 anos de jornalismo vivi e vivo até hoje atrás de uma notícia. Oi amigo tem um furo para mim? Já fiz essa pergunta milhares de vezes nessa minha longa estrada. Mas o que ouvi de uma jovem, em recente festa, ao se aproximar de mim com o gravador na mão, foi inusitado. “O senhor pode me dar uma aspas”, disse ela. Ou seja, dizer umas palavrinhas sobre aquele evento. Dava para criar um dicionário só com as palavras criadas e usadas nas redações e tem gente que nunca vai saber o significado. Eu, por exemplo, quando vou bater uma matéria na minha Olivetti manual, ainda uso lauda. Aposto que tem muita gente que nunca ouviu nem falar... E lá vamos nós, vivendo e aprendendo todos os dias!

Um furo
Já que estamos no assunto vou repetir o furo que já dei: “a presidente do TST, Maria Cristina Peduzzi vai dia 3 ao Uruguai, a convite do presidente Bolsonaro, assistir a posse de Luis Lacalle Pou.

Reforma política
Não é de hoje que este colunista vem lutando para que se faça uma reforma política das mais exigentes e dura, de A a Z. Não estão nem aí. Primeiro os meus, depois a Nação.

Eleições
Qualquer brasileiro pode se candidatar, não importa se a mula é manca, o objetivo é ser político. Não sabem escrever e nem assinar o nome, mas querem usurpar sem patriotismo, levar o dinheiro do povo. Basta! No mínimo deveria ser obrigatório, para os eleitos, uma prova de conhecimento geral.

O ex-ministro da Saúde e ex-presidente da Caixa e da Terracap, Gilberto Occhi com  Paulo Rebelo e Gustavo Occhi, no Maracanã, sorrindo com a vitória do seu time. Mas o chororô não vai demorar. O verdão vem aí...

A Amazônia é nossa...
Quem sou eu para contestar Sua Santidade o Papa Francisco? Sua declaração é de uma clareza meridiana. A Amazônia é do mundo, mas como Deus é brasileiro, Ele a colocou na nossa Pátria amada. Salve Deus!

Jair Soares
Depois de muitos anos falei ontem com o meu amigo Jair Soares, que foi ministro no governo do presidente João Figueiredo. Jair e Dionéia estão bem e continuam jogando seu tênis. Relembramos quando ele visitou comigo a minha São Sebastião do Paraíso.

Paiva Netto e a nobre...
Ao notável escritor, jornalista, radialista, compositor e meu grande amigo de longos anos, Paiva Netto (foto), a gratidão eterna e os nossos cumprimentos hoje pelos seus 79 anos de vida. Suas ações falam por si. Daí o meu reconhecimento ao seu honrado trabalho à frente da Legião da Boa Vontade que, neste ano, completou 70 anos de fundação, uma marca histórica no contexto da promoção humana e social no Brasil.

...missão de servir
Basta ver a quantidade de escolas, centros comunitários e abrigos para idosos que administra nas cinco regiões brasileiras, além das inúmeras campanhas em favor das populações mais pobres. Paiva Netto, que seu exemplo de determinação, coragem e obstinação no Bem seja seguido hoje, amanhã e sempre pelas gerações! Que Deus continue abençoando sua nobre missão!

Vacinação
O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte. O início da campanha está prevista para começar no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril.

Coronavírus
Por conta dessa epidemia que está deixando o mundo em alerta, é bem provável que as Olimpíadas sejam canceladas. Já teve até  jogo de futebol sem torcida na arquibancada. Também deverão ser suspensas as missas dominicais no Vaticano, por conta da aglomeração de pessoas na Praça São Pedro. Eu mesmo estou assistindo a missa pela TV Aparecida. Todo cuidado é pouco!

Educação...
Saiu o resultado do Fies do primeiro semestre de 2020. Cerca de 270 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 70 mil vagas, ou seja, quase 4 candidatos por vaga. Quem foi selecionado, agora, deve acessar o site e inserir novos dados exigidos pelo programa, como dados bancários e informações sobre o fiador e sobre o seguro para pagamento de dívida em caso de falecimento.

...superior
Depois, o candidato precisa validar suas informações, em até 5 dias, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, que fica na própria instituição de ensino onde fará o curso. Com essa validação, o próximo passo é ir, em até 10 dias, à agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição. A formalização do contrato de financiamento é feita nesse momento.

Christian Louboutin
Uma exposição única dedicada ao rei do salto agulha, colore o Palais de la Porte Dorée. O extravagante designer parisiense, conhecido pelos sapatos de sola vermelha, está sendo homenageado com uma grande retrospectiva. A exposição intitulada Christian Louboutin: L’Exhibition[niste] vai até 26 de julho.

Surrealista
Um projeto incrível orquestrado pela equipe do Le Meurice e Charles Kaisin (foto) ganhará vida em um dos salões de baile do hotel, no dia 19. O Jantar Surrealista com o tema “Metamorfose” combina extravagância, alta gastronomia e uma excelente cenografia. Um evento gastronômico especialmente elaborado pela equipe de Alain Ducasse e pelo chef de confeitaria Cédric Grolet. Tudo será acompanhado pelas safras mais delicadas da Maison Dom Pérignon.

Primeurs de Bordeaux
A semana dos Primeurs, que vai acontecer no final deste mês, está sendo muito esperada para relançar as vendas dos crus bordolais. Serão quatro dias intensos de degustação da safra 2019 organizada pela Union des Grands Crus de Bordeaux, mas também por vinicultores famosos, como Michel Rolland, Stéphane Derenoncourt, Hubert de Bouärd, Eric Boissenot, Jean Luc Thunevin e comerciantes do setor. Evento concorrido e exclusivo para profissionais, os vinhos apresentados não são para consumo imediato. Eles devem descansar em barricas por, no mínimo, mais 12 meses.

Naturellement Plaza
Até 30 de abril, o Hotel Plaza Athénée apresenta em seu pátio interno, “Naturellement Plaza”. Esta exposição, orquestrada pela Art Photo Expo Production, reúne obras de 14 artistas contemporâneos conhecidos internacionalmente que desejam compartilhar com o público seu parentesco com a natureza. Essa sensibilidade é expressa através de suas criações, seja a conexão através dos materiais que eles usam, como madeira ou plantas, ou simplesmente como fonte de inspiração. A arquiteta paisagista e fundadora da Les Fées Vertes, Anaïs Nougarede, assina a direção artística da mostra.

Affiche - L'Exhibitionniste - Version française
Charles Kaisin
O ex-ministro da Saúde e ex-presidente da Caixa e da Terracap, Gilberto Occhi com  Paulo Rebelo e Gustavo Occhi, no Maracanã, sorrindo com a vitória do seu time
Regina Duarte e Jair Bolsonaro