LÍNGUA SOLTA

Um viva às mulheres!

Por: Michelle Aparecida Pereira Lopes | Categoria: Cultura | 07-03-2020 15:47 | 210
Michelle Aparecida Pereira Lopes
Michelle Aparecida Pereira Lopes Foto de Reprodução

Uma coluna jornalística escrita por uma mulher, jamais poderia deixar de comemorar o dia 08 de março, não acham? Não há dúvidas de que o texto de hoje é uma homenagem para todas nós mulheres, de todas as idades, de todas as classes, de todas as profissões, de todos os estilos, de todos os lugares...

Sabemos que o Dia Internacional da Mulher tem lá seu viés comercial, mas essa é uma discussão que vamos deixar para outro momento, afinal, o mais importante é que esse dia resgata a história das lutas daquelas que vieram muito, muito antes de nós, por isso, esse dia merece, no mínimo, não só o nosso respeito, como também o respeito de toda a sociedade. Esse dia merece também nossos aplausos, ora bolas! Todas nós somos um pouco da história de nossas antepassadas; tudo que elas foram, quer você queira, quer não, acabou por se incutir em nós. Ainda que você não saiba, ou se importe em saber, todas aquelas que passaram pela vida antes de nós, enfrentaram muitas batalhas, físicas e emocionais, para que hoje nós pudéssemos, por exemplo, simplesmente usar uma calça comprida, ou votar, ou dirigir, e até mesmo estudar. Se hoje tudo parece tão simples e acessível a todas nós mulheres, tenha pelo menos a consciência de que nem sempre foi assim.

Por isso, insisto, celebre este dia! Se você que está lendo esse texto é uma mulher, olhe para si mesma com todo o carinho do mundo; olhe para as mulheres à sua volta com toda a gentileza possível; sinta orgulho de si mesma e de todas as demais. Estenda a mão para uma mulher que você sabe que está precisando, diga a uma mulher muito próxima o quanto você a admira, abrace uma menina para que ela saiba que todas nós estamos em busca de construir um mundo mais seguro para ela.

Se você é um homem, olhe para as mulheres, não só as que estão mais próximas de você, mas também as demais, com muito respeito, com toda atenção e cuidado. Busque olhá-las assim todos os dias. Ajude a ensinar os mais novos a reconhecer nas mulheres a dignidade de cada uma delas. Assuma, também você homem, o compromisso de fazer do mundo um lugar mais seguro para qualquer mulher.

E que o Dia Internacional das Mulheres seja de fato um dia feliz para todas as mulheres!

Siga-nos no Instagran: @colunalinguasolta

Envie comentários e/ou sugira algum assunto: linguasolta9@gmail.com

Michelle Aparecida Pereira Lopes é uma professora apaixonada pelas Letras. É doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ministra as disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG - Unidade Passos. Também ensina Gramática no Ensino Médio e Cursinho do Colégio Objetivo NHN, Passos.