EXPLICAÇÕES

Questionado, secretário de Esportes deu explicações sobre funcionamento do CAT

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 11-03-2020 09:38 | 481
A pedido de Zé Luiz das Graças, Secretário de Esporte respondeu dúvidas sobre funcionamento do CAT-SESI
A pedido de Zé Luiz das Graças, Secretário de Esporte respondeu dúvidas sobre funcionamento do CAT-SESI Foto de ASSCAM

O secretário de Esporte e Cultura, Emerson de Melo Ramos, a pedido do vereador José Luiz das Graças, foi à Câmara e esclareceu dúvidas, principalmente, sobre a situação do funcionamento do Centro de Atividades do Trabalhador "Donato Piccirillo", o CAT, unidade que era ligada ao SESI.

O vereador, inicialmente, elogiou o secretário pela implantação de diversos projetos esportivos, mas na sequência questionou sobre o horário de funcionamento do CAT, que segundo ele não vem sendo aberto ao público em feriados e nos finais de semana. Ele ressaltou a estrutura do espaço e da importância de fazê-lo funcionar para a população, mas que esta é uma responsabilidade da Prefeitura.

Emerson lembrou que muitos SESIs foram fechados, não apenas na região, mas como em todo o Brasil. Em Paraíso, conforme recordou, desde 95 o espaço era administrado pela ACISSP, que acabou desistindo e, mediando o possível abandono, a Prefeitura assumiu o local para o funcionamento de projetos e eventos.

Ele ressaltou que a população não é atendida diretamente, mas que as ações realizadas pelo município beneficiam muitas pessoas. Disse que no local funciona uma escola que atende cerca de 250 alunos, que utilizam das áreas de lazer.

Explicou sobre dias de funcionamentos de projetos de natação e projetos escolares. "Estamos usando o espaço com muita responsabilidade. Tomando cuidados. A procura é muito grande. Se eu fosse citar todos os eventos, levaria muito tempo, mas tivemos os CAPS e escolas que utilizaram o espaço para festa de confraternização, atividades de escoteiro. O próprio Corpo de Bombeiros usa para treinamento. O espaço está sendo usado e muito bem usado", destacou.

Sobre o funcionamento aos fins de semana, o secretário disse que esta é uma preocupação de sua secretaria. Mas que por hora, o espaço tem funcionado apenas durante a semana por meio dos projetos. "Para abrir aos finais de semana, é preciso uma reestruturação, mais servidores que sejam qualificados", ressaltou. Ele ainda ressaltou que teriam que ser estudados meios legais para abrir o espaço aos fins de semana a associados.

José Luiz das Graças ainda cobrou a realização de um projeto que era desempenhado pela professora de natação Silmara Queiroz, que deixou de funcionar o que é prejudicial para grande número de atletas.

Emerson explicou que foi feita uma proposta para que ela continuasse, mas que por razões particulares ela se mudou e que não foi possível substituí-la. O vereador contradisse o secretário, alegando que a professora se recusou a continuar o projeto por falta de espaço e pediu para que a secretaria se empenhasse em poder oferecer a oportunidade para os jovens atletas.

Das Graças pediu prazo para que o espaço voltasse a funcionar aos fins de semana e insistiu sobre a situação envolvendo a técnica Silmara. Emerson afirmou: "Posso afirmar que honrei com o compromisso com a Silmara no sentido de ela terminar o ano, com as competições e treinamento dela no local, porém, a secretária Maria Ermínia (Educação), me confirmou que nas terças e quintas foi oferecido a ela o dia todo para os projetos de natação escolar para ele ser contratada, ela não aceitou, não sei o motivo", disse.

O vereador Vinício Scarano também se manifestou sobre a situação, disse que entende a situação, mas ressaltou a importância de destinar um orçamento maior para o Esporte. Scarano questionou o secretário sobre o SESC.

Concluindo, o presidente da Câmara requereu um ofício cobrando da prefeitura cópia do projeto do SESC com cronograma de execução de obras.

Sobre o SESC, o secretário disse: "Essa semana conheci o projeto, são 14 plantas, achei fantástico. O projeto foi aprovado dia 28 de fevereiro, está em andamento. O Sesc tem prazo até 12 de julho para iniciar as obras, acredito no projeto. Fiquei encantado, vai visar muito a área de lazer e saúde: tem sala de fisioterapia, pilates, academia... logo que for entregue o Sesc teremos o prazer de fazer parte dessa história", completou.