CORONAVÍRUS

Saúde de Paraíso aguarda resultado de exame sobre a suspeita de Coronavírus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 11-03-2020 11:02 | 250
Foto de Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou no início da semana que aguarda uma resposta referente ao exame da paciente de São Sebastião do Paraíso, com suspeita de Coronavírus e que está sendo mantida em quarentena. Segundo informações, devido ao grande volume de exames para serem analisados os resultados ficam prontos em até 15 dias. Nesta terça-feira,10, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais um Boletim Epidemio-lógico sobre o Covid-19 que aponta que em Minas Gerais há apenas um caso confirmado.

Conforme já divulgado pelo Jornal do Sudoeste a pessoa que apresentou os sintomas da doença é uma mulher que teria retornado de viagem à Europa entre o final de fevereiro e começo de março. Ela teria visitado um país listado pelo Ministério da Saúde onde ocorre incidência do Coronavírus. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde a paciente segue em fase final do período de "quarentena", que são 14 dias em isolamento, na residência e sendo monitorada pela Vigilância Sanitária.

Em tom tranquilizador o secretário municipal de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego reafirmou que não precisa haver pânico entre a população. Ela apresentou sintomas de uma gripe comum e foram realizados todos os procedimentos padrões previsto no protocolo, anuncia. O material recolhido foi encaminhado para exames laboratoriais em Belo Horizonte. De acordo com a SES/MG a avaliação é feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Segundo o secretário, a população será informada assim que houver o retorno sobre a amostra coletada e enviada para laboratório.

Na região, além de São Sebastião do Paraíso também está sendo averiguado um caso suspeito de Coronavírus em Passos.

No Estado
Balanço divulgado pela SES/MG ontem, terça-feira (10/3), aponta que em Minas Gerais até o momento os casos suspeitos de Coronavírus tiveram um crescimento de 32%. Conforme números divulgados de 161 os casos em investigação subiram para 213 de acordo com boletim divulgado na tarde de ontem. Foi mantido um caso confirmado até o momento, sendo que 29 exames foram descartados.

A confirmação do primeiro caso no Estado ocorreu na tarde de domingo. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 47 anos, residente em Divinópolis. Ela possui histórico de viagem para Itália em 20 de fevereiro com retorno ao Brasil em 2 de março e início de sintomas no dia 5, tendo apresentado mialgia e coriza. Ela não se hospitalizou e encontra-se em isolamento domiciliar.

A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira,5, e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no domingo, 8.