PARTIDOS

José Luiz do ‘Érika’ falará com o DEM para decidir sobre convite de partidos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 11-03-2020 02:06 | 566
Foto de Reprodução

O vereador José Luiz das Graças (Democratas) disse ontem a tarde ao Jornal do Sudoeste que pretende ter uma conversa definitiva com dirigentes do seu partido para definir o seu futuro político. Desde o ano passado ele vem se posicionando como pré-candidato a prefeito de São Sebastião do Paraíso, condição que vem rendendo o assédio de vários partidos. No fim de semana o vereador participou de uma reunião festiva com integrantes locais do Partido dos Trabalhadores e dirigentes estaduais do PT, mas, justificou sua presença em função do aniversário de um amigo pessoal.

Na edição de 7 de março, José Luiz das Graças (do Érika),  foi listado em reportagem do Jornal do Sudoeste como um dos eventuais pré-candidatos a prefeito da cidade nas próximas eleições. O  vereador afirma que colocará seu nome à disposição para o cargo de chefe do Executivo e já prevê encontrará resistência dentro do próprio Democratas onde encontra-se filiado. No entanto, a decisão definitiva deverá ocorrer nas próximas semanas quando ele se reunirá com dirigentes do partido para decidir sua posição.

Mesmo sem mudar de partido o vereador afirma que vem sendo assediado por outras legendas que gostariam de vê-lo em suas fileiras. No entanto, maior proximidade tem sido com o Partido dos Trabalhadores, único que foi citado nominalmente. No fim de semana José Luiz participou de uma reunião entre membros do PT, onde havia a presença até mesmo de deputado e dirigentes estaduais. “As fotos foram tiradas no aniversário do Ubirajara, meu amigo particular, presidente do diretório”, declarou.

Ele admitiu, contudo que já teria sido convidado a ingressar nas fileiras do PT. “Confesso que eles também me fizeram convite, mas como disse a reportagem ao jornal, em respeito ao Democratas, primeiro vou sentar e conversar com os dirigentes do partido”, anuncia. José Luiz ressalta que no PT, seu amigo Ubirajara, juntamente com Igor Marques são os pré-candidatos.

Caso José Luiz das Graças venha sair do Democratas, sua intenção é ir para um partido na qual ele possa estar coligado como majoritário e os demais estarão em apoio a sua pré-candidatura. “Estou analisando e conversando muito e tenho até o dia 4 de abril, quando todos saberão da minha posição”, completa.  Ao terminar ele ressalta, “reafirmo o que já está escrito e publicado no Jornal do Sudoeste”, finaliza.

Desde o dia 5 de março foi aberta a chamada “janela eleitoral” que vai até 3 de abril. Neste período é permitido que políticos  possam mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária.

A transferência fora do prazo pode resultar em perda de mandato já que no meio político existe o entendimento que o mesmo pertence ao partido. A janela e também as demais etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral.