COVID-19

Paraíso segue adotando medidas de prevenção contra o COVID-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 17-03-2020 22:28 | 763
Na entrevista coletiva realizada na tarde de terça-feira foram detalhadas ações para evitar disseminação da doença na cidade
Na entrevista coletiva realizada na tarde de terça-feira foram detalhadas ações para evitar disseminação da doença na cidade Foto de Roberto Nogueira

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde de terça-feira,17, uma entrevista coletiva para detalhar mais algumas ações e medidas que estão sendo tomadas para combater a proliferação do coronavírus em São Sebastião do Paraíso. "Baseados nas orientações das autoridades de saúde pública e, conforme os protocolos, estamos montando o fluxograma de atendimento e como tudo deverá funcionar envolvendo as mais diversas áreas do município", explica o epidemiologista José Carlos Costa Júnior.

O secretario de Saúde do município, Wandilson Aparecido Bícego acrescentou que várias medidas estão sendo tomadas. "Se cada um fizer a sua parte acreditamos que iremos superar esta situação sem maiores transtornos", observa.

Além do secretário e do médico infectologista também participaram da coletiva com os meios de comunicação a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Cortez e o prefeito Walker Américo. Eles salientaram sobre a importância do apoio da população para que as medidas que estão sendo recomendadas e adotadas possam surtir efeito.

"Vivemos um momento de alerta e é preciso a compreensão e apoio de todos para trabalharmos juntos mais uma vez. Acompanhamos cada situação de perto, desde o primeiro caso suspeito e que foi descartado e continuaremos monitorando para diminuir a incidência, se houver esta doença no nosso município", disse Daniela.

Ela acrescentou que o Plano Municipal de Contingência está em fase final de elaboração. "Ele vai nos proporcionar para o cenário que estamos vivendo a possibilidade de tomar novas atitudes e desenvolver novas medidas conforme os acontecimentos", completa.

De acordo com o médico José Carlos, foi criada uma comissão multiprofissional para trabalhar o material de manejo clínico e de prevenção nos diversos setores que estarão trabalhando com atendimento dos pacientes. "Um lugar que não pode parar neste momento é a saúde, que trabalhará como nunca", observa. Ele salientou que profissionais do setor público e privado já estão orientados sobre como proceder. "Importante agora é manter as regras de higiene, de etiqueta e que as orientações sejam cumpridas", completa.

O secretário afirmou que estão sendo seguidas todas as orientações do Ministério da Saúde e também da Secretaria de Estado da Saúde. "Queremos deixar claro à população que este não é o momento de alarde, as medidas necessárias estão sendo tomadas", esclarece. Ele citou o exemplo de que as pessoas que não necessitarem sair às ruas que permaneçam em casa. As aulas estão suspensas a partir desta quarta-feira e a recomendação é para que se evite aglomerações.

O município irá restringir a emissão de alvarás para eventos. O concurso público do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (INPAR), que teria prova no próximo domingo foi cancelado.

Também a partir de hoje haverá restrições para acompanhantes de pacientes na UPA e Ambulatório Municipal. Somente será permitida a presença em caso de criança ou idoso ou mesmo para pessoa que apresente alguma patologia justificada pelo médico e todas estas situações são previstas em lei salienta.

O prefeito Walker Américo descartou o uso de sanções. "Vamos partir do princípio que todos vão colaborar e estaremos juntos para superar este momento", descreve.

Ainda nesta quarta-feira,18, serão realizadas reuniões com representantes da empresa responsável pelo transporte coletivo para estudar medidas de higienização nos ônibus. Também foi anunciado que seria agendada uma reunião com a direção da Associação Comercial e Industrial no sentido de reforçar e orientar informações a respeito de como as pessoas que trabalham no setor possam se proteger.