4 CASOS SUSPEITOS

Paraíso tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 18-03-2020 18:03 | 4590
Foto de Reprodução

 

A Vigilância em Saúde do município de São Sebastião do Paraíso divulgou boletim na tarde desta quarta-feira,18, que quatro pessoas foram notificadas com sintomas do coronavírus. Elas procuraram postos de saúde e também atendimento da rede particular no município quando foram coletadas amostras de material que será encaminhado para análise laboratorial.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, em Paraíso, Daniela Cortez, neste momento ainda não se tem o perfil dos pacientes, mas, “suspeitamos que tenham viajado a São Paulo, Rio e Salvador ou tiveram contato com pessoas que estiveram nestes locais, já que até o momento não temos transmissão comunitária em nosso município”, disse.

Os quatro novos casos foram todos notificados à Secretaria Municipal de Saúde do Município nesta quarta-feira. Segundo informações obtidas pela reportagem os quatro novos casos são de pessoas que apresentaram sintomas gripais com tosse, febre e dor de garganta. Depois de passar pela consulta médica os pacientes foram encaminhados para casa onde ficarão em isolamento.

“Será feito o acompanhamento, inicialmente, por 14 dias”, anuncia a coordenadora. As pessoas próximas com quem estes pacientes tiveram contato nos últimos dias também deverão ser observadas, com a recomendação de que tomem medidas preventivas de isolamento.

Daniela informou ainda que os exames serão encaminhados para ser analisados em laboratório pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Diferente do primeiro caso suspeito registrado no município há 15 dias a expectativa é de que o resultado saia com mais brevidade, muito embora, tenha aumentado a quantidade de amostras que estão sendo encaminhadas pelos municípios mineiros.

“Temos que aguardar o resultado dos exames, mas, o importante neste momento é não deixarmos de fazer a higienização e tomar as medidas de prevenção como tem sido recomendado”, completa.

Ao mesmo tempo em que os exames são realizados serão feitos outros levantamentos para traçar o perfil epidemiológico que será divulgado futuramente junto com as demais estatísticas. “Reforçamos para que a população tome as medidas de precaução, evite aglomeração, quem não tiver necessidade de sair que fique em casa”, acrescenta.

Ainda na terça-feira,17, durante entrevista coletiva Daniela Cortez enfatizou a importância da colaboração da população. “Precisamos do apoio e da compreensão da comunidade, trabalhando todos juntos. Nós estamos monitorando todas as situações e acompanhando tudo de perto para diminuir a incidência, se houver no município”, descreve.

Há 15 dias foi registrado em Paraíso o primeiro caso suspeito de uma paciente que apresentou sintomas de coronavírus. Trata-se de uma mulher que teria viajado ao exterior e que ao retornar procurou ajuda médica quando foi notificada a situação. Amostras foram coletadas e enviadas para exames laboratoriais que em seguida acabou sendo descartado.

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na tarde desta quarta-feira,18, aponta que em Minas Gerais até o momento 810 casos notificados de infecção humana pelo COVID-19. Destes, 88 foram descartados, 703 estão em investigação como suspeitos e 19 casos foram confirmados.

Também em Belo Horizonte já foi registrado caso de transmissão comunitária do coronavírus, situação que é quando não se sabe a origem de quem foi o transmissor da doença. Na região, o boletim aponta a existência de um caso suspeito em Guaxupé e seis em Passos.