CORONAVÍRUS

Coronavírus: Câmara Municipal e Prefeitura suspendem atendimento ao público

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 19-03-2020 18:10 | 608
Foto de Arquivo Jornal do Sudoeste

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e a Câmara Municipal estão tomando medidas sérias para precaver a disseminação do vírus Covid-19, o novo coronavírus. Na quinta-feira (19/3), a Câmara anunciou que o atendimento ao público está suspenso pelos próximos 30 dias, mas que contato ainda pode ser feito por telefone e e-mail. Todavia, na sexta (20/3), o presidente Lisandro Monteiro informou que a partir de segunda-feira (23/3) as sessões serão suspensas e que Câmara funcionará em regime de rodízio de funcionários.

A Prefeitura restringiu atendimento ao público e está tomando medidas para que população não fique prejudicada em relação aos serviços ofertados pelo município. Ela também funcionará em regime de rodizio.

Segundo Ato Normativo da Secretaria de Planejamento e Gestão ficarão suspensos na Prefeitura até segunda ordem, atendimentos pessoais junto aos departamentos de Protocolo; Arrecadação, Tributos e Urbanismo; Almoxarifado, Arquivo e Patrimônio; Contabilidade; Financeiro; Ouvidoria; CPD (informática); Gabinete; RH e; Compras/Licitações.

Neste período, os departamentos mencionados funcionarão das 12h às 16h, em regime de rodízio de servidores em cada setor e atendimentos pessoais só serão permitidos em caráter de excepcionalidade, mediante prévio agendamento, e somente nos casos que, pela natureza do ato, os atendimentos não puderem ser realizados via telefone ou via e-mail.

Conforme o ato, em hipótese alguma poderá haver prejuízo ao serviço público, devendo o secretário zelar pela gestão de seu pessoal, com comprovação idônea das atividades realizadas, para contabilização e arquivamento.

CONTATO
Conforme o Ato Normativo publicado, o contato com a Prefeitura pode ser realizado por meio dos telefones (35) 3539-7020; (35) 3539-7004 e (35) 3539-7005. E também através do e-mail prefeitura @ss paraiso.mg.gov.br, devendo, neste caso, o solicitante informar no corpo do e-mail o nome completo, RG, CPF, endereço e telefone para contato.

AMBULATÓRIO E UPA
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, em relação ao Ambulatório Municipal, todas as consultas eletivas serão suspensas e ele funcionará como um "pronto de socorro de isolamento para o coronavírus". O Ambulatório irá ser transferido para o Anexo da Prefeitura para atender casos emergenciais.

Conforme o ato normativo da Saúde, objetivando evitar aglomerações ficará proibido o acesso a UPA, USF (Unidade da Saúde da Família), Ambulatório Municipal, de visitantes e acompanhantes, ressalvados a um acompanhante para crianças, idosos, pacientes com dificuldades em deambular e pacientes em sofrimento mental decorrente de transtornos mentais.

Também será proibido que os acompanhantes sejam pessoas idosas, gestantes e portadoras de doenças crônicas, bem como portadoras das doenças como: cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva NYHA 3 e 4; doença cardíaca congênita; doença cardíaca isquêmica com comprometimento sistêmico; doença renal crônica: Estágios 4 e 5; pacientes em diálise; doença hepática Crônica;  atresia biliar; hepatites crônicas e cirrose; doença neurológica crônica; condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; diabetes sem controle clínico; imunossupressão; imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos; obesidade grau 3; transplantados: órgãos sólidos e de medula óssea.

ESCOLAS E PROJETOS SOCIAIS
As aulas na rede municipal de Ensino estão suspensas até o dia 31 de março, podendo esse prazo ser prorrogado seguindo orientação da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. Também foram suspensos todos os projetos sociais.

Ainda, de acordo com Ato Normativo da Secretaria de Esporte, estarão fechados por tempo indeterminado os seguintes locais: Quadra Poliesportiva Brandina Resende (São Judas); Centro Social Urbano I (CSU I); Centro Social Urbano II (CSU II); Centro Educacional Esportivo Paraisense (CEESP); Parque Infantil da Lagoinha; Arena Olímpica João Mambrini; Campo Municipal Irmãos Capatti (Campão); Quadra Saturnino Rocha, Biblioteca Municipal e Museu Histórico Municipal Napoleão Joele.