6 CASOS

Sobe para 6 os casos suspeitos de covid-19 investigados em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 19-03-2020 18:12 | 1996
Foto de Reprodução

No intervalo de um dia subiu de quatro para seis, o número de pessoas investigadas que apresentam sintomas de coronavírus. A informação sobre os dois novos casos foi divulgada em boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde que realiza os mesmos procedimentos dos casos anteriores, com coleta de amostra de material dos pacientes que serão encaminhados para exames laboratoriais.

Ainda no final da tarde de quarta-feira,18, diversas lideranças da comunidade de São Sebastião do Paraíso se reuniram para avaliar o conjunto de medidas que estão sendo tomadas e outras que poderão ser adotadas para prevenir a população do contágio com a doença.

Como forma de dar transparência aos atos e medidas que estão sendo adotadas, desde a terça-feira a Secretaria Municipal de Saúde passou a divulgar um boletim com informações oficiais sobre as medidas de prevenção e contenção ao coronavírus na cidade. Na quarta-feira,18, foi anunciado o surgimento de quatro casos de pessoas que apresentaram sintomas típicos de gripe e condições de saúde suspeitas de estarem com a enfermidade. As pessoas foram recebidas em Unidades de Saúde da Família e também em unidades particulares.

Já nesta quinta-feira,19, a informação da SMS foi de que surgiram mais dois casos suspeitos que foram notificados na comunidade. O procedimento padrão adotado para estas situações foi a coleta de amostra de material dos pacientes que estão sendo encaminhados para Belo Horizonte.

A Funed (Fundação Ezequiel Dias) é a instituição credenciada pelo Governo Federal para realizar a análise de todas as amostras de Minas Gerais e fazer a testagem. Devido ao grande volume de material recebido pela fundação o resultado deve ficar pronto no intervalo de 7 a 10 dias.

Há cerca de 15 dias São Sebastião do Paraíso já teve um caso suspeito de uma paciente que esteve em viagem ao exterior. Ela teve material recolhido e encaminhado à Funed e o resultado dos exames foi negativo para Coronavírus. Com isso o município possui um caso descartado.

Outras medidas
Ainda na tarde de quarta-feira,18 representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público juntamente com dirigentes das polícias Civil e Militar, Tiro de Guerra 04/025, da Associação Comercial e Industrial, provedoras de planos de Saúde, Santa Casa, Hospital Gedor Silveira participaram de reunião no fórum. Lideranças conversaram sobre o conjunto de medidas que estão sendo adotadas para preservar a população da ação do coronavírus.

Durante a reunião foram trocadas informações e houve o alinhamento das ações de contingenciamento no município. O pensamento comum é referente a adoção de medidas que vão amenizar a situação que vem causando apreensão nas pessoas. A orientação é para que a população fique calma e busque o serviço de saúde apenas em casos de complicações, como febre prolongada associada a dificuldade respiratória.

Além das escolas que já estão sem aulas, igrejas que suspenderam as atividades não estão descartadas outras medidas para incentivar o isolamento social das pessoas.

Além do decreto editado na segunda-feira, nesta quinta-feira,19, foi divulgado um ato normativo que regulamenta e complementa o decreto com novas medidas a serem adotadas pela administração municipal.

Também foi criado um Plano Municipal de Contingência diante do atual cenário vivido no País. Uma comissão multiprofissional foi criada para trabalhar o material de manejo clínico e de prevenção nos diversos setores que atuam no atendimento a pacientes.