NOVE NOTIFICAÇÕES

Paraíso registra nove notificações suspeitas de Covid-19 em três dias

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 20-03-2020 20:15 | 1291
No final da tarde de sexta-feira, área central de Paraíso estava bem vazia. Com novas medidas determinadas, tendência é esvaziar-se ainda mais
No final da tarde de sexta-feira, área central de Paraíso estava bem vazia. Com novas medidas determinadas, tendência é esvaziar-se ainda mais Foto de Jornal do Sudoeste/Tiel

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso divulgou na tarde de sexta-feira (20/3), mais um boletim sobre os casos suspeitos de Coronavírus na cidade. No informativo foram contabilizadas 9 notificações de pessoas que foram colocadas em isolamento domiciliar e que estão aguardando resultado de exames. Dos 10 casos já registrados em Paraíso desde o dia 6 de março, um caso o primeiro surgido já foi descartado. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a existência de 38 casos confirmados em toda Minas Gerais, no dia 20 de março.

Desde a quarta-feira,18, que os casos de pessoas com suspeita de coronavírus começaram a se multiplicar na cidade, ao mesmo tempo em que foram intensificadas as medidas de contenção e prevenção junto à comunidade.

A primeira suspeita ocorreu apenas no início do mês e tratava-se de uma mulher que teria viajado para o exterior e visitado um país listado pelo Ministério da Saúde, onde há incidência da doença. Depois de praticamente duas semanas em que as amostras foram enviadas para análises laboratoriais, os exames apresentaram testagem negativa para Covid-19 e o caso foi descartado.

Passado cerca de duas semanas da primeira notificação, no dia 18 de março novamente surge em Paraíso quatro novos casos suspeitos. Pacientes procuraram a rede de saúde pública e particular e relataram estar com sintomas gripais característicos de coronavírus. De acordo com as normas dos protocolos do Ministério da Saúde, foram coletadas amostras de material que novamente foram encaminhadas para análises na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Já na quinta-feira,19, surgiram mais duas novas notificações o que elevou a contagem para seis casos suspeitos. Os procedimentos foram os mesmos em relação ao material que foi recolhido e encaminhado para exames na capital. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, na próxima semana poderá ser possível divulgar o perfil epidemiológico destes pacientes, com informando sexo, idade e faixa etária.

No boletim divulgado na tarde de sexta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os casos suspeitos passaram para 9 em São Sebastião do Paraíso. Conforme apurado pela reportagem depois da coleta de exames os pacientes são encaminhados para casa e orientados a permanecer em isolamento domiciliar.

Todos os pacientes estão sendo monitorados por equipes da Vigilância em Saúde que continuará fazendo o acompanhamento e orientando os demais familiares até que se tenha os resultados dos exames, que devem ficar pronto nos próximos dias.

Conforme Boletim Epidemiológico da SES/MG em Minas Gerais foram notificados 4.122 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 4.084 estão em investigação como suspeitos e trinta e oito (38) casos foram confirmados.

Ainda em relação a São Sebastião do Paraíso, o Estado ainda não havia recebido as notificações dos três novos casos que entraram na sexta-feira e apontava que no município são seis casos suspeitos. Outra mudança no boletim divulgado é a supressão dos casos descartados.

Recomendações
Algumas atitudes como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, podem ajudar na prevenção.
Outra medida bastante recomendada para as próximas semanas é o recolhimento social. Com menor volume de pessoas em circulação também são reduzidas as chances de contaminação e proliferação do vírus.

Também nesta edição Jornal do Sudoeste publica reportagens sobre outras medidas que foram adotadas nesta semana destinadas a coibir o avanço do Covid-19 na comunidade paraisense.