SINALIZAÇÃO

Torres em edifícios, e de telefonia estão em grande parte sem luz sinalizadora

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 21-03-2020 11:06 | 298
Torre de Telefonia celular que fica ao lado da Praça de Esportes Castelo Branco, a lâmpada de alerta de cor vermelha não acende durante a noite
Torre de Telefonia celular que fica ao lado da Praça de Esportes Castelo Branco, a lâmpada de alerta de cor vermelha não acende durante a noite Foto de Sebastião Tadeu Ribeiro

Anos atrás publicamos matéria a respeito da falta de luzes vermelhas (sinalizadoras), que por lei têm que estar instaladas no topo de prédios e torres, que tenham acima de 15 metros para servir de alerta e visualização a pilotos de aeronaves, de modo evitar colisões que podem ocorrer à noite.

Na época houve grande repercussão, e onde não havia ou estava com defeito, voltaram funcionar, sendo acessas.

São Sebastião do Paraíso é contemplada com aeroporto regional, que tem pista asfaltada e dotada de iluminação artificial, balizada, homologada, ou seja, autorizada para pousos e decolagens 24 horas, portanto, dia e noite. Atendendo alerta de profissionais do setor de aviação, efetuamos levantamento para verificar se prédios, torres de telefonia, de comunicação, torres de igreja estão cumprindo com suas obrigações.

As denúncias procedem. Constatamos que a torre de telefonia da Oi, instalada na esquina da rua Pinto Ribeiro com a rua Alferes Patrício, a luz não estava acesa.

Quando verificamos, também não estavam acesas a de telefonia, localizada na rua José de Belo, ao lado do muro da Praça de Esportes Castelo Branco, a de telefonia celular no Jardim Coolapa, rua Espanha, no Jardim Europa. De igual maneira estava apagada em um edifício na Praça Comendador João Alves (Praça da Fonte), em dois prédios inacabados na rua Dr. Placidino Brigagão (área central), e uma torre de internet instalada em prédio comercial na rua Wenceslau Braz, próximo a Santa Casa. Todas torres e edifícios não tinham luz acesa, conforme determina a lei.

Cabe aos órgãos de segurança, percorrer a cidade, fiscalizar, entrar em contato com os responsáveis e exigir que seja corrigida a irregularidade, de modo a evitar acidentes, e servir de sinalização.

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Segurança, é responsável pela segurança do Aeroporto Joaquim Montans Jr, motivo a mais para que em conjunto com a Defesa Civil efetue a fiscalização e determine sejam sanadas as irregularidades.

Torre de Telefonia Celular que fica localizada na Rua Espanha no Jardim Europa, a lâmpada de alerta de cor vermelha não acende durante a noite