CURTAS EDIÇÃO 2390

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-03-2020 11:20 | 203
Foto de Reprodução

Pré-candidato
Em visita de cortesia ao Jornal do Sudoeste, o advogado José Editis David, noticiou a regularidade do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e indagado sobre os rumos políticos, ele disse que o PDT está apto para lançar candidato a prefeito. Indagado se seria o candidato, José Editis que já exerceu a vereança em São Sebastião do Paraíso há 16 anos, descartou a hipótese num primeiro momento, mas afirmou que tem vários nomes, inclusive o próprio, dependendo do momento político. Pelo visto, mais um pré-candidato na oposição.

Filiação
Quem anunciou filiação partidária nesta semana e pretende pelo jeito candidatar-se nas próximas eleições é o ex-vereador Ailton Aparecido Nascimento. Ele foi vereador na 36ª legislatura entre 2013/2016 quando esteve filiado junto ao Partido dos Trabalhadores (PT). Agora, em novos ares e depois de algum tempo fora dos meios políticos ele está de volta tendo anunciado filiação ao PL (Partido Liberal).

Juntos
Prefeito, vice-prefeita e vereadores se reuniram na quinta-feira no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso quando avaliaram os atos normativos e as adequações que a administração municipal esta fazendo para a contenção do coronavírus. A intenção é evitar a proliferação do vírus no município. Sem delongas e proselitismo, houve convergência de ideias, pelo menos neste momento em que mais uma vez o interesse de todos deve estar acima das questões pessoais ou partidárias.

Cemitério
Por conta da pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Obras, emitiu ato normativo estipulando regras para o funcionamento de velório no cemitério local. A partir de segunda-feira, dia 23, quem falecer até às 14h deverá ser sepultado até às 18h do mesmo dia. Quem falecer após às 14h, poderá ser enterrado até às 12h do dia seguinte. No entanto, das 18h às 6h da manhã, o cemitério ficará fechado, não podendo haver velório. O limite máximo que poderá ficar em cada sala mortuária será de 10 pessoas. Quem, por ventura, falecer vítima do coronavirus, não poderá ser velado, devendo o corpo ser imediatamente sepultado.

Preparação
A Secretaria Municipal de Saúde informou que está reformulando o atendimento aos pacientes, no sentido de se preparar para uma possível epidemia no município. Todas as consultas eletivas foram canceladas e o Ambulatório Municipal, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), será transformado em um Pronto Socorro de isolamento para os casos de Coronavírus. As consultas essenciais como às gestantes, hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos, serão remanejadas para um ambulatório provisório que será montado no prédio do Anexo 1 da Prefeitura, no bairro Lagoinha.

Vacina
Programada para ter início a partir desta segunda-feira, 23, a vacinação contra a gripe que em outros anos não atraia tantos interessados agora está sendo aguardada com grande expectativa. O que se espera também é de que o Município providencie através da Guarda Municipal a infraestrutura de apoio nas salas de vacina no sentido de fazer obedecer ao atendimento ao público prioritário e assim evitar confusões e outras situações indesejadas. Continua valendo a recomendação para não haver aglomerações, que nas filas se guarde uma distância mínima de um metro entre cada pessoa, medidas que devem ser observadas para impedir ou controlar o avanço da contaminação pelo Coronavírus.

Vazia
Já era perceptível ontem nas ruas e avenidas de São Sebastião do Paraíso a redução do movimento de pessoas e veículos, em função das medidas de ordenamento de isolamento social determinado pelos órgãos públicos. Parecia uma daqueles dias de jogo do Brasil em época de Copa do Mundo. Agora o adversário é outro e está ‘invisível’, embora seus efeitos sejam devastadores Ainda assim há muitos trabalhadores “em trânsito” e muita gente que só vai parar com o endurecimento das regras. Há quem acredite e pense ser autoimune ao Coronavírus. Não basta o exemplo de outros países onde centenas e milhares de pessoas foram a óbito. Bem ao estilo São Tomé, há situações que seria melhor não ver para crer.

Home office
Em comunicado divulgado na sexta-feira,20, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes anunciou que junto sua equipe de trabalho também  está tomando medidas de prevenção contra o coronavírus. Desde então os serviços realizados pelo gabinete passam a acontecer em regime de trabalho remoto, em casa, estando todos os servidores atendendo seus celulares e respondendo os e-mails. O atendimento presencial na Assembleia se dará de terça a quinta-feira, das 12 às 18 horas, respeitando as medidas tomadas pela Assembleia.

Mesário voluntário
A Justiça Eleitoral mineira está lançando em março a campanha do mesário voluntário. Com o tema “Seu papel é fundamental para a democracia e a transparência das eleições”, o objetivo é informar ao eleitor a importância desse auxiliar da justiça no processo eleitoral, buscando, assim, aumentar o percentual de eleitores que se dispõe a trabalhar, de forma voluntária, como mesários nas eleições de 2020. Os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever para atuar nas Eleições 2020 como mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE, preenchendo uma ficha, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito. Também o interessado pode se inscrever pelo Disque-Eleitor (148).

Dois pesos ...
Dia desses presenciamos um guarda municipal anotando dados de um veículo que estava estacionado em local não permitido. Atitude correta, e certamente o proprietário irá receber multa por não ter respeitado o que é previsto em legislação de trânsito. No entanto, na véspera também presenciamos, de corpo presente, algo que nos leva a crer que costuma haver dois pesos e duas medidas.

Duas medidas ...
Na esquina da avenida Monsenhor Felipe com a rua Tabajara Pedroso o sinal no semáforo estava vermelho. Um motociclista, entregador de lanches chegou, parou por instantes em cima da faixa de pedestres, e, logo depois, ainda com o sinal fechado, saiu em disparada. Havia dois guardas municipais no local, também utilizando motocicletas. Repórter do Jornal do Sudoeste se interessou em saber se os guardas iriam interceptar o entregador, e os acompanhou. Nem uma “buzinada” de advertência. Seguiram até a altura do Centro Olímpico, para onde foram, serenos e tranquilos.