FEIRA VILA FORMOSA

MP manda suspender feira na Vila Formosa para evitar aglomerações

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Justiça | 21-03-2020 20:42 | 1179
Foto de Arquivo/Reprodução

O Ministério Público de São Sebastião do Paraíso através da 5ª Promotoria de Justiça, por meio do ofício 200/2020 assinado pela promotora Manuella de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira e endereçada ao prefeito Walker Américo Oliveira recomendou fossem adotadas medidas em caráter de urgência para suspender a realização da Feira da Vila Formosa e coibir aglomeração de pessoas. O evento acontece normalmente aos domingos com movimentação entre 5 e 13 horas.

O MP recomenda que seja garantida a efetiva observância à deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, em relação a realização da feira livre. “Suspenda as atividades, impedindo a instalação de toda e qualquer barraca e aglomeração de pessoas”, sob pena de omissão dolosa grave diante da pandemia de Coronavírus.

A promotora pede também que seja realizada efetiva fiscalização na feira, assim como nos bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres na cidade. Ela pede especial atenção aos estabelecimentos que ficam nos arredores da feira visando impedir concentração de pessoas e a inobservância das regras de higiene e distanciamento, bem como o descumprimento da recomendação de isolamento social.

Relatório sobre as vistorias e providências tomadas deverão ser elaboradas e encaminhadas para o Ministério Público no prazo de 48 horas.

Até no sábado,21, as feiras livres funcionavam normalmente em Paraíso. A Prefeitura chegou a informar que elas seriam mantidas seguindo algumas regras. Os feirantes foram recomendados a fornecer álcool gel em suas barracas, manter distância dos clientes, não permitir aglomeração de pessoas em seus pontos. Os produtos deveriam ser levados para serem comercializados já embalados e fracionados para evitar manuseio. Outra orientação era para que após manejar dinheiro as mãos fossem higienizadas. Também foi solicitado ao consumidor lavar bem os alimentos em casa antes de guarda-los.

Ainda no sábado a presença de grande volume de pessoas na Feira da Estação motivaram denúncias à promotoria. À noite o prefeito anunciou a suspensão da feira da Vila Formosa que aconteceria neste domingo e que não deverá voltar a ocorrer enquanto durar o período de medidas restritivas contra o Coronavírus. Além das feiras também foram registradas aglomerações em bares por toda a cidade contrariando as recomendações para que as pessoas não saiam de suas casas para evitar o contágio  e transmissão do COVID-19.