GILBERTO AMARAL

Meu Capitão

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 18-03-2020 16:42 | 708
Foto de Reprodução

Meu Capitão
Após a morte súbita do ex-ministro do governo, Gustavo Bebianno (foto), foi divulgada uma carta que ele escreveu para o seu querido amigo Jair Bolsonaro, que ele sempre tratava de “Meu Capitão”. Bebianno procurou durante todo o tempo que esteve ao lado do presidente da República, mostrar-lhe os seus erros e o seu comportamento, desrespeitando muitas vezes a postura e a dignidade do cargo que ocupa. A carta deixa transparecer a amizade e a intimidade de um para o outro.

Pai e filho
Bebianno chama a atenção várias vezes pela maneira com que Bolsonaro trata o filho Carlos. Em um trecho ele diz que o presidente estava “obsediado” (o mesmo que obcecado), pelo próprio filho. “Carlos precisa de ajuda e só o senhor tem esse poder. Não estou falando com rancor. Meu sentimento não é de raiva, acredite. Não tenho uma só gota de raiva do Carlos (a que tive, já passou, graças a Deus), porque ele precisa de ajuda. Isso é visível aos olhos de TODOS”, escreveu.

Os presidentes e eu
Na minha vida jornalística, e lá se vão quase 70 anos, convivi intimamente com os presidentes da República, de Juscelino a Temer, incluindo os militares. Tentei várias vezes procurar Bolsonaro através do general Heleno, que conheci no governo Collor, para comentar os equívocos que estão acontecendo em sua gestão. O Chefe da Nação tem que seguir protocolos para audiências até mesmo com seus filhos.

Intimidade com o governo
Nesses contatos em mais de seis décadas com os presidentes, muitas vezes eu desfiz brigas entre políticos e presidentes. Uma delas foi entre o presidente Costa e Silva (foto) e o meu grande amigo presidente do Senado, Gilberto Marinho. Tive que levar Marinho para jantar no Alvorada e amenizar a rusga. Na hora de ir para a mesa “seu Artur” foi de braço dado com Mara e eu, com dona Yolanda. Chegando no salão, Costa e Silva gritou: “Gilberto, você dará a honra de jantar comigo?”. Eu, feliz, respondi: É para mim um grande prazer estar em sua mesa. Ele retrucou: “Não, estou falando do Marinho”. Esse é um dos inúmeros momentos que vivi ao lado desses homens que ajudaram a escrever a história desse país.

Desrespeito
Na minha vida jornalística e política jamais assisti uma falta de respeito cometido pelos presidentes da Câmara, do Senado, do Supremo e do ministro da Saúde, como essa do último fim de semana, em relação a atitude do presidente da República de cumprimentar o público, abraçar e tirar fotos na manifestação a favor de seu governo. O Chefe da Nação é o Poder nesse país! Ele faz o que quer e o que não quer, entendam muito bem. Digo isso com conhecimento de causa, porque quem mudou a capital, sob o comando de Felinto Maia, fui eu. Conheço tudo como a palma da minha mão, dos funcionários públicos até o Supremo Tribunal Federal.

Casa fechada
O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia determinou que a partir da semana que vem as votações serão realizadas a distância. Segundo ele, vão permanecer em Brasília integrantes da Mesa Diretora e os líderes de cada partido, ou o primeiro vice-líder, e os demais poderão votar remotamente, por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Câmara.

Intenção de consumo...
O índice Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, chegou a 99,9 pontos em março deste ano, apenas um décimo abaixo do nível de satisfação (acima de 100 pontos) e o melhor resultado desde abril de 2015. Também foi o maior nível atingido em um mês de março em cinco anos. Contudo, essa tendência será reduzida pelos impactos econômicos do novo coronavírus.

...das famílias cresce...
Com o ajuste sazonal, a ICF apresentou um aumento mensal de 2,2%, consolidando o momento de recuperação já observado em fevereiro e aumento mais intenso desde janeiro de 2019 (+2,5%). Já o comparativo anual mostrou crescimento de 1,9%. No recorte regional também não houve recuo e o Sul registrou o maior crescimento mensal (+3,7%). Na comparação anual por região, somente o Nordeste mostrou taxa negativa (-2,0%). As famílias do Sul também são as mais confiantes (109,3 pontos).

...novamente em março
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros (foto), o desempenho mantém a trajetória de recuperação que vem sendo observada no consumo, amparada em fatores econômicos, mas deve ser afetada pelo impacto do coronavírus. “É nítido que os brasileiros mostraram, nessa pesquisa, estarem mais confiantes com a atividade econômica este ano, mas é preciso aguardar os resultados de abril e acompanhar essa evolução diante do cenário econômico turbulento em escala internacional”, aponta.

Não creio I
O brasileiro é um brincalhão por natureza. Uns com mais respeito, outros com menos. Dias atrás, não me lembro onde e nem quem foi, ouvi um gaito dizer: “Esse negócio de coronavírus pra mim não passa de um grande, ou talvez o maior, golpe dado pela China no mundo”. Já em casa esqueci o assunto, que de repente estourou como uma bomba atômica no globo, atingindo mais a Itália.

Não creio II
Ontem o governo da China, o país que mais foi afetado pela doença, declarou que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. Se tiver fundamento essa notícia, a China será a dona do Planeta. E o que fazer???

A crise do coronavírus
Conforme noticiamos em primeira mão, os efeitos da crise causada pelo coronavírus também estão se refletindo no meio esportivo. Marcado para ocorrer no Japão, os Jogos Olímpicos deste ano poderão ser adiados para 2021 ou 2022.

A crise do Covid-19 se espalhou entre autoridades de governos europeus. O presidente da Eurocâmara, o italiano David Sassoli, decidiu exercer seu cargo de casa “por precaução”, depois de passar o fim de semana na Itália, país mais afetado pelo coronavírus na Europa.

O ministro da Cultura da França, Franck Riester, foi infectado com a doença. Em Lisboa, o presidente de Portugal se colocou em isolamento depois de ter entrado em contato com estudantes de uma escola com um caso confirmado.

No Reino Unido, a ministra da Saúde foi diagnosticada com coronavírus e está em isolamento domiciliar.

A Câmara de Deputados da Espanha suspendeu as atividades durante uma semana para evitar contágios. O deputado Javier Ortega Smith, foi diagnosticado com coronavírus e ele e seus 51 colegas do partido Vox trabalharão de casa.

RAICE

Cinco estrelas
O Hôtel de Paris Monte-Carlo (foto acima) ganhou a quinta e última estrela da prestigiada classificação internacional, o Forbes Travel Guide. Esta classificação, concedida pela revista americana de mesmo nome, seleciona todos os anos hotéis, restaurantes, spas e Resorts em todo o mundo com base em critérios de excelência e desempenho inferior. Esta nova recompensa elogia o bem-sucedido e excepcional trabalho das equipes do hotel desde que foi completamente reaberto em 2019. O icônico estabelecimento é o único hotel na Côte d’Azur em 2020 a receber esse prêmio de “Cinco estrelas”.

Pandemia
Todos os 27 países da UE tiveram ao menos um caso confirmado de Covid-19. Em todo o mundo, segundo a France Press, pelo menos 107 países confirmaram casos. A Itália tem mais de 7 mil infectados. Nas últimas 24 horas, o país registrou 168 novas mortes, o maior número em um dia até agora, e chegou a um total de 631. A França é o segundo país com mais casos confirmados dentro da União Europeia, depois da Itália, com 1.126 e 15 mortes. A Alemanha se aproxima dos mil casos.

Gastronomia
O Monte-Carlo Beach, está lançando sua temporada primavera-verão 2020 com a chegada do Chef Benoît Witz (foto) no comando do premiado restaurante Elsa. O cardápio é repleto de pratos mediterrâneos 100% orgânicos, com produtos locais e regionais no centro das atenções - uma culinária rica com raízes locais.

Sebastião Salgado
Genesis et Gold, duas exposições do renomado fotógrafo brasileiro na França. A primeira, na La Sucrière em Lyon, é a maior mostra dedicada ao artista e faz um tributo ao planeta terra. As fotografias em preto e branco são resultado de oito anos de trabalho e cerca de 30 viagens ao redor do mundo. Fica em cartaz até 10 de abril. A segunda, na galerie Polka, aberta ao público até o próximo dia 14, expõe 30 fotos, a maioria inédita, da série Serra Pelada (Pará) e conta como “A sede de ouro é maior que o medo da morte”.

Costa e Silva
José Roberto Tadros
MCSBM - Chef Benoit
SBM HP Facade Daily
Sebastião Salgado