CURTAS EDIÇÃO 2389

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 22-03-2020 17:01 | 160
Foto de Reprodução

Segundo Plano
Assuntos tidos como que seriam a bola da vez estão ficando em segundo plano pelo menos no momento. É o caso das movimentações político partidárias, os buracos nas ruas, as obras de asfalto para Guardinha, a construção da Ufla, o destino do SESI entre outros. Outro assunto que saiu de cena nas últimas horas é a mobilização em prol do lago de Furnas.  Até mesmo um de maior apelo, as reclamações em relação a Copasa e a cobrança pelo tratamento da taxa de esgoto também foi deixado meio que de lado.

Suspensão
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso através de comunicado divulgado na manhã de ontem, terça-feira, informa que está tomando medidas preventivas contra a propagação do novo coronavírus (Covid-19). As novas diretrizes serão publicadas pelo presidente da Casa, Lisandro Monteiro, por meio de uma portaria. Elas seguem o exemplo de outros órgãos, como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e câmaras municipais, em todo o país.

Temporária
A nota ressalta que as mudanças são temporárias e têm a função de prevenir o contágio da doença, que é transmitida pelo ar e por superfícies contaminadas, sendo necessário evitar a aglomeração de pessoas. Lembra ainda que não existem casos de coronavírus confirmados no município. A partir desta semana o acesso às sessões ordinárias será restrito aos vereadores, servidores, assessores parlamentares e imprensa. Os cidadãos podem acompanhar a reunião por meio da TV Câmara, com transmissão ao vivo pelo site da Câmara e página no Facebook. A intenção é reduzir ao máximo a aglomeração de pessoas no recinto.

Via fone
Dentro do conjunto de medidas de contenção, que visa coibir a proliferação do vírus corona, consta ainda que a cessão do Plenário e das dependências da Câmara também está suspensa até nova determinação. Os eventos agendados dentro dos próximos 30 dias foram cancelados. Da mesma forma o lançamento do projeto Parlamento Jovem e audiências públicas foram adiados e serão remarcados para data oportuna. As medidas não atrapalharão o andamento dos trabalhos legislativos e permanecerão em vigor até que se finde o risco de contaminação, diz a nota. A sugestão para quem precise entrar em contato com os vereadores é que se priorize o telefone 3531-4700 e evitem visitar as dependências da Casa nesse momento.

Presídios
Em São Sebastião do Paraíso e demais cidades de Minas Gerais até a conclusão desta edição não havia notícias de rebeliões, mas já existem medidas restritivas relacionadas a visitas aos presos em função da pandemia de coronavírus. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) suspendeu na última sexta-feira,13, as visitas íntimas nos presídios do estado e informa que a saúde dos detentos está sendo monitorada. As visitas de idosos, organizações não governamentais e entidades religiosas também estão suspensas. O governo também restringiu a visitação a uma pessoa por preso.

Cartório Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) suspenderá o atendimento presencial ao público em geral em todos os cartórios, centrais e postos de atendimento em Minas Gerais. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (18/3), e valerá até o dia 31 de março, com possibilidade de prorrogação. A decisão foi tomada para preservar a saúde e segurança de servidores e eleitores. O Tribunal continuará acompanhando as informações  sobre o vírus e as recomendações das organizações de saúde para avaliar a retomada dos serviços.

Indisponível
O sistema de agendamento de atendimentos no site do Tribunal também ficará indisponível até o dia 31 de março. Os eleitores que tinham atendimento agendado nesse período serão comunicados sobre o cancelamento de seus horários e devem aguardar a liberação do sistema para fazer um novo agendamento. O Disque-Eleitor (telefone 148) funciona, para orientar os cidadãos que tiverem alguma dúvida, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento a advogados e partidos políticos deverá ser feito, preliminarmente, por telefone ou de forma virtual, nos canais já identificados no site do TRE. Havendo necessidade, será agendado atendimento presencial.

Anunciada
Em meio a tantos cancelamentos, na contramão dos acontecimentos pelo menos um evento começou a ser anunciado e não é para agora. Trata-se de mais uma edição da Expar que em 2020 terá, por enquanto, novo calendário e deverá ocorrer no final de maio, ou seja, entre os dias 28 a 31. Shows e atrações definidas, começa a fase de divulgação e venda antecipada dos camarotes. A torcida é para que até lá, ou seja, daqui a 60 dias a crise do coronavírus já tenha passado. Do contrário será mais um evento a ser cancelado. No ano passado foi em setembro e teve ano que ocorreu ate em outubro, mas como não se pode esquecer que estamos em ano eleitoral.

Também adiou
O Instituto Mineiro de Administração Municipal – IMAM -, responsável pela organização do concurso para preenchimento de cargos no INPAR – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Sebastião do Paraíso, anunciou o adiamento de provas que seriam realizadas sábado (21/3) e domingo (22/3). Adivinhem por que? Esse coronavírus é um caso sério. Segundo o IMAM, oportunamente as novas datas para as provas serão anunciadas..