COLETIVO

Transporte coletivo é reduzido em Paraíso no período emergencial

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 23-03-2020 12:32 | 448
Além da redução da oferta de ônibus coletivo algumas linhas foram suprimidas por tempo indeterminado
Além da redução da oferta de ônibus coletivo algumas linhas foram suprimidas por tempo indeterminado Foto de Arquivo

A partir desta segunda-feira (23/3), o transporte coletivo em São Sebastião do Paraíso teve redução da oferta de ônibus em trânsito e horários de atendimento. A iniciativa é parte do conjunto de medidas adotadas no município que atende às recomendações de isolamento social visando à prevenção de contágio pelo coronavírus.

Com a diminuição de pessoas em circulação pela cidade, atendendo a recomendação de isolamento social, também reduziu a quantidade de passageiros que utilizam do serviço. As aulas estão suspensas desde a semana passada e não há alunos para serem transportados.

Também nos últimos dias aumentou a quantidade de pessoas que estão trabalhando de casa sem a necessidade de deslocamentos.  A intenção em diminuir a oferta de ônibus vem ao encontro com a proposta de fazer com que o maior número de pessoas fique em suas casas e que só saia, transite ou utilize o serviço quem realmente necessite.

Conforme o comunicado, apenas dois veículos iniciarão os percursos antes das seis horas da manhã. O aumento da oferta do serviço ocorrerá gradativamente e o atendimento em alguns bairros e regiões da cidade será escalonado devendo ocorrer o atendimento apenas na parte da manhã ou no período da tarde.

A expectativa é de que a partir das 21 horas todos os ônibus deixem de circular pela cidade. Com os ajustes realizados as linhas 4, 5 e 6 deixarão de funcionar.

Na linha rural haverá apenas uma partida às 7h do distrito da Guardinha até Paraíso e com retorno às 18h. A principal alteração no serviço no município é que aos sábados, domingos e feriados a empresa não disponibilizará veículos para atendimento público no perímetro urbano e também na zona rural, por medida de prevenção.

Essas mudanças permanecerão até que a situação se normalize ou outras determinações sejam dadas pela Prefeitura e que poderão ser divulgadas posteriormente.

Confira no quadro a seguir quais os horários e itinerários que passam a funcionar o serviço em Paraíso.

 

TRANSPORTE COLETIVO URBANO
De segunda à sexta-feira — linha saindo do São Judas ou Veneza.
** Linha 1.1 (San Genaro) = das 6h15 às 20h15.
** Linha 1.2 (San Genaro) = das 5h45 às 20h45.
** Linha 2.1 (Bela Vista / Morumbi) = das 5h às 11h. O circular não passará no Fórum (ida e volta) e na Lagoinha somente ida sentido Bela Vista.
** Linha 2.2 (Bela Vista / Morumbi) = das 6h às 20h. O circular não passará no Fórum (ida e volta) e na Lagoinha somente ida sentido Bela Vista. A partir das 14h, o ônibus atenderá o bairro Santa Tereza.
** Linha 3.1 (Itamaraty) = das 5h20 às 19h50. A partir das 12h30, o ônibus atenderá o bairro Belvedere.
** Linha 3.2 (Itamaraty) = das 6h às 11h20.
** Linha 4 (Belvedere / San Genaro) = das 8h25 às 12h25.
** Linha 5 (Verona) = das 7h25 às 11h25.
** Linha 6 (Belvedere / Jardim Planalto) = não vai circular.

Aos sábados saindo do São Judas ou Veneza.
** Linha 1.1 (San Genaro) = das 6h15 às 20h15.
** Linha 1.2 (San Genaro) = das 6h45 às 20h45.
** Linha 2.2 (Bela Vista / Morumbi) = das 6h às 20h. O circular atenderá o bairro Santa Tereza durante todo este horário.
** Linha 3.1 (Itamaraty) = das 6h45 às 19h50. O circular atenderá o bairro Belvedere durante todo este horário.

** Linhas 4, 5 e 6 = não vão circular.
AOS DOMINGOS E FERIADOS, A EMPRESA NÃO DISPONIBILIZARÁ VEÍCULOS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO NO PERÍMETRO URBANO POR MEDIDA DE PREVENÇÃO.

DISTRITO DE GUARDINHA
— De Guardinha a Paraíso: 7h.
— De Paraíso a Guardinha: 18h.

AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, A EMPRESA NÃO DISPONIBILIZARÁ VEÍCULOS PARA ATENDIMENTO NO DISTRITO DE GUARDINHA POR MEDIDA PREVENÇÃO.