TERAPIAS HOLÍSTICAS

Tratamentos naturais para a Síndrome do Pânico em Período de pandemia.

Por: Michelle Aparecida Pereira Lopes | Categoria: Saúde | 25-03-2020 15:04 | 105
Foto de Reprodução

Quando apresentamos algum problema de saúde é comum procurarmos pelos melhores tratamentos médicos a fim de curar a doença o mais rápido possível. Porém, em alguns casos, existem uma série de tratamentos alternativos.

Quem sofre com a síndrome do pânico, entende que esta síndrome é caracterizada por alto nível de ansiedade e por ataques de pânico que surgem de repente, provocando sintomas como suor frio, palpitações cardíacas, tontura, formigamento e tremores no corpo. Os ataques costumam durar cerca de 10 minutos, mas podem ser evitados através de tratamentos naturais e alternativos.

As técnicas de relaxamento são utilizadas para acalmar o corpo e distrair a mente do ataque de pânico, podendo serem usadas diariamente ou durante os primeiros sinais de uma crise. Respirar lenta e profundamente ajuda a aliviar a falta de ar e a reduzir a frequência cardíaca. Já a aromaterapia utiliza óleos essenciais de plantas que estimulam diferentes áreas do cérebro e reduzem a ansiedade, podendo ser usada através de óleos de massagens, durante o banho ou através de um difusor que libera o aroma no quarto, são mais indicados os óleos de cedro, lavanda, manjericão e de Ylang Ylang, que têm propriedades calmantes e antidepressivas, ajudando a regular os batimentos cardíacos e a relaxar os músculos. A acupuntura é uma terapia de origem chinesa que ajuda a regular as energias corporais e a acalmar a mente, reduzindo o estresse, a ansiedade e tensões e dores musculares. Já os exercícios físicos, principalmente as atividades aeróbicas como bicicleta e caminhada, ajudam a liberar a tensão do corpo e o estresse, estando diretamente relacionados com a prevenção de ataques de pânico. Assim, para reduzir a ansiedade deve-se praticar atividades como natação, caminhada, bicicleta ou outros esportes que tragam prazer pelo menos 3 vezes por semana, sendo também importante fazer uma alimentação saudável e dormir pelo menos 7 horas por dia (esperem passar o período de pandemia do Covid - 19; para usufruir dos esportes ao ar livre). Neste período de confinamento que estamos passando, aproveite para saborear um bom chá, seja ele quente ou gelado, pois algumas plantas trazem propriedades calmantes e podem ser consumidas na forma de chá, ajudando a diminuir a ansiedade. Assim, para controlar e prevenir as crises de pânico, pode-se usar plantas como valeriana, camomila, passiflora e erva-cidreira.

Porém, em casos mais graves pode ser necessário fazer tratamento com um psiquiatra em sessões de terapia comportamental e psicoterapia, assim como pode ser necessária a toma de alguns remédios. Neste caso, procure um especialista de sua confiança, mas faça também alguma atividade lúdica ou alternativa, isto irá ajudar em seu tratamento.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências