CORONAVÍRUS

Em uma semana, mais de 100 novos casos suspeitos de coronavírus em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Saúde | 27-03-2020 19:35 | 1162
Foto de Reprodução

Em uma semana os casos de pacientes suspeitos de coronavírus em São Sebastião do Paraíso saltaram de 9, na sexta passada (20/3), para 133, nesta sexta (27/3), conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento nenhum foi positivado, e dois foram descartados.

Com a mudança de protocolo após o dia 22, depois que foi decretado que no Estado ocorre transmissão comunitária, a quantidade de situações suspeitas explodiram. O diagnóstico passou a considerar que a pessoa que apresentasse no posto de saúde com qualquer sintoma de gripe fosse notificada como suspeita de coronavírus. Os números passaram então a praticamente dobrar diariamente passando de 9 na sexta passada para 133, ontem.

Na quinta-feira (26/3), um homem de 22 anos  apresentou-se em unidade de saúde. Além de tosse ele apresentava quadro febril e outros sintomas que motivaram sua internação, pois o quadro sugeriu possível contaminação por coronavírus. O paciente encontra-se internado na Santa Casa, e segundo informações está em observação, e não entubado, sem precisar de uso aparelhos respiratórios.

A reportagem apurou que apesar de apresentar sintomas característicos de coronavírus o quadro dele é estável. Já na Santa Casa, ele teria sido submetido a tomografia do pulmão para um exame que pode ajudar a avaliar o quadro da pessoa, principalmente quando ela apresenta quadro de pneumonia e outras situações no aparelho respiratório.

Também já foi coletada amostra para exames laboratoriais e feita testagem para coronavírus. O material como nos demais casos é encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Crescente
O primeiro caso apontado ocorreu em 6 de março, com resultado descartado anunciado no dia 12. Desde o dia 18 de março até o dia 27, os casos passaram de 4 para 133, sendo que apenas no dia 21, não houve registro de crescimento sendo mantido as 9 notificações do dia anterior. Ainda da quarta-feira, 25, passaram para dois os casos oficialmente descartados em Paraíso.

Mesmo com o crescimento de notificações nem todas as pessoas passaram pela testagem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde é preconizada que 10% sejam submetidos a teste e que no caso da cidade 20% das pessoas que procuraram o serviço de saúde foram testados.

Ainda assim nenhum caso deu positivo. Pela Secretaria Estadual de Saúde que faz uma contagem mais lenta, o município paraisense estava na sexta-feira (27/3), com 95 notificações, duas descartadas e nenhuma confirmação.