10 ANOS

Arena João Mambrini comemora 10 anos

Por: Redação | Categoria: Esporte | 29-03-2020 21:11 | 1112
Foto de Reprodução

A Arena João Mambrini, de São Sebastião do Paraíso, um dos maiores ginásios poliesportivos do interior brasileiro, comemorou 10 anos de atividades nesta quinta-feira (26/3). De acordo com o prefeito paraisense Walker Américo Oliveira (PTB), a administração municipal havia planejado uma comemoração alusiva à data, mas em virtude da questão do coronavírus os eventos públicos foram suspensos.

O complexo poliesportivo da Arena João Mambrini é formado pelo ginásio, que possui 14.000 m2 de área construída, além de um campo de futebol com pista de atletismo, e amplo estacionamento.

Com capacidade para receber um público de 3.800 pessoas em cadeiras individuais e quadra oficial construída em piso de madeira flutuante (para diminuir o impacto dos atletas), o porte da Arena despertou a atenção de entidades esportivas, tornando-se uma referência para sediar grandes competições.

Além de abrigar atividades esportivas de Paraíso, nestes 10 anos o ginásio sediou competições internacionais de basquete, como a Copa América; foi palco para seleções de basquete e handebol para jogos principais, de base e universitários; sediou duas finais da liga nacional de futsal, tornou-se centro de treinamento para seleções de base do basquete, da seleção principal de handebol, além de seleções estaduais de basquete, vôlei, e handebol.

O espaço sedia anualmente grande diversidade de outros eventos.

A Arena foi idealizada na gestão do então prefeito João Mambrini Filho, com projeto do arquiteto paraisense Luerci de Paula Soares, que chama a atenção pela leveza de suas linhas. No entanto, a construção do prédio foi paralisada na parte de estrutura.

A obra foi reiniciada e concluída com o aporte de recursos viabilizado pelo então ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, a partir do ano 2.000. O próprio Melles destinou recursos federais também como deputado federal, e coordenou uma ação junto ao governo do Estado em parceria com o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, viabilizando verba adicional para a conclusão da estrutura esportiva.

“É um templo que o esporte consagrou, é uma conquista que fica pra sempre na vida das pessoas”, comemorou Carlos Melles, atual presidente do Sebrae Nacional, em um vídeo postado em suas redes sociais,  quinta-feira (26/3).

Para que o ginásio estivesse adequado às questões legais e às exigências oficiais da legislação internacional esportiva, na gestão da prefeita Marilda Melles foram executadas obras de grade porte, sequenciadas pela administração do prefeito Mauro Zanin. Além de ampliar o prédio, a cobertura foi alterada, com o ginásio recebendo uma moderna estrutura autoportante.

FUTURO
Se depender do ex-deputado Carlos Melles, a Arena João Mambrini deverá se transformar em um Centro Mineiro de Excelência Esportiva. É que Melles mantém em pauta um planejamento de expansão da Arena em seu entorno, abrigando além do ginásio, uma superestrutura com centro de convenções, piscinas olímpicas, pista de atletismo com piso sintético, quadras adicionais para treinamento, quadra de tênis, e um teatro de arena. O projeto terá, segundo Melles, uma parceria ampla que está sendo construída para sua viabilização.
(por Paulo Delfante)