ENEM 2020

Divulgado edital, Paraíso continua sendo sede regional para provas do ENEM 2020

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 01-04-2020 14:56 | 393
Foto de Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 31 de março, a publicação dos editais de inscrição e de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. São Sebastião do Paraíso mais uma vez será a sede entre os municípios onde serão aplicadas as provas atendendo estudantes da região, como acontece em anos anteriores. Os estudantes que quiserem participar da edição de 2020 do Exame deverão se inscrever no prazo de 11 a 22 de maio. A taxa continua a mesma do ano passado, no valor de R$ 85, que deverá ser paga até 28 de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital com as datas e regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que pela primeira vez terá provas nas versões impressa e digital. Em meio à pandemia do novo coronavírus, as datas previstas para a realização do exame foram mantidas. As provas digitais serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro de 2020 e o Enem Impresso ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro do mesmo ano.

O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição já começa no próximo dia 6 de abril e segue até o dia 17 seguinte, para as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis relacionados.  Estar cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública; ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio. O último item é ser membro de família baixa renda e inscrito no CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O resultado dos pedidos de isenção Enem 2020 sairá no dia 24 de abril. Aqueles que não forem beneficiados com a isenção ou não teve a justificativa de ausência validada poderão interpor recurso no prazo de 27 de abril até 1º de maio. As respostas do Inep serão divulga-das no dia 07 de maio.

As inscrições do Enem 2020 serão recebidas no período de 11 a 22 de maio, através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem.  Os que tiverem o pedido de isenção aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Os que não obtiverem o benefício, precisam efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.

O edital também listou os municípios que abrigarão a nova modalidade. São Sebastião do Paraíso continua sendo sede para os estudantes locais e referência para alunos de escolas da região como São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamogi, Jacuí, Fortaleza de Minas, Cássia, Pratápolis.

Os candidatos que desejarem fazer a solicitação pelo nome social nas provas do Enem 2020 deverá fazer o pedido de 25 a 29 de maio. O resultado está previsto para 05 de junho. Os que não tiverem seus pedidos atendidos poderão entrar com recursos entre os dias e 12 seguintes. A resposta destes está prevista de ser divulgada em 18 de junho.

Pela primeira vez, os participantes terão que escolher pela realização do Enem 2020 de forma presencial - tradicional - ou digital. O aluno poderá optar pelo tipo de prova, com o limite de 100 mil candidatos para a digital.  Mesmo na prova digital os candidatos terão que comparecer ao local de realização. Não será permitido o uso de computador próprio. O candidato que faltou na edição de 2019 e quer participar do Enem 2020 terá que justificar a ausência de 6 a 17 de abril.