DRIVE THRU

Feirantes testam vendas por drive thru em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 10-04-2020 16:42 | 824
Comerciantes tem buscado diferentes alternativas para manterem as atividades e conseguirem a sobrevivência
Comerciantes tem buscado diferentes alternativas para manterem as atividades e conseguirem a sobrevivência Foto de Reprodução

Com as atividades das feiras livres suspensas desde o dia 21 de março pela Prefeitura, que acatou determinação da 5ª Promotoria de Justiça, produtores e comerciantes de hortifrutigranjeiros de São Sebastião do Paraíso tentam, de várias maneiras, manterem-se em atividade. O comércio através das feiras é a forma de muitos garantirem o sustento das famílias, o que não está sendo fácil em tempos de restrições devido às medidas adotadas para conter os efeitos da COVID-19. Nesta semana foi colocado em operação o sistema drive thru que é mais uma tentativa de contornar a crise.

Assim que começaram a ser tomadas as primeiras medidas de contenção no município contra o coronavírus com a suspensão nas aulas, o fechamento de parte do comércio e adoção de medidas isolamento social, as feiras livres foram mantidas.

Foi apenas no sábado, 21 de março, na Feira da Estação, mas a experiência não foi bem-sucedida. Apesar da recomendação para o uso de álcool gel, de luvas, do fracionamento dos produtos em embalagens, o evento não conseguiu evitar a formação de grande aglomeração de pessoas.

Várias denúncias chegadas até o Ministério Público fizeram com que a 5ª Promotoria recomendasse fossem adotadas medidas em caráter de urgência para suspender a realização da Feira da Vila Formosa e coibir aglomeração de pessoas.

Desde o domingo,22 de março as feiras livres foram suspensas por toda a cidade. A partir deste momento os feirantes perderam a sua principal fonte de saída e comercialização de seus produtos.

Alguns começaram a fazer vendas avulsas na porta de casa como o Paulo Azevedo, do Jardim Planalto. Antes ele atuava na Feira da Vila Formosa e montou a banca de verduras e legumes na porta de casa para comercializar seus produtos e não perder a renda que ajuda no sustento da família.

Outra saída adotada pela maioria dos comerciantes de hortifrutis foi a Feira Delivery. Os feirantes disponibilizaram em lista seus contados telefônicos e e-mail para que os clientes possam fazer os pedidos.

Com a iniciativa o consumidor passou a ter a oferta de entrega dos produtos em casa. "Foi uma boa medida e para mim deu certo, a entrega chegou, com preço justo e com os produtos de qualidade do jeito que estou acostumada de comprar na feira", diz a dona de casa Elisângela Barbosa.

Drive Thru

Desde a quinta-feira (9/4), feirantes de Paraíso criaram uma nova modalidade de venda de seus produtos que é o Drive thru. Em parceria com a Prefeitura e também com o Sindicato dos Produtores Rurais o serviço passa a funcionar em dois dias da semana inclusive aos sábados, no período de 7 às 11 horas. Utilizando a área que passa dentro do Parque de Exposições, foi criado o circuito onde as bancas de vendas foram montadas mantendo o distanciamento uma das outras.

No local o consumidor entra de carro e vai passando no corredor pelas barracas e pode adquirir os produtos sem descer do veículo. "É mais uma opção que vai beneficiar a todos, sem que ninguém tenha de correr riscos", observa Fernando dos Santos, consumidor que apoia a iniciativa.

É possível adquirir verduras, legumes, frutas, quitandas e outros produtos. Além do fácil acesso, as compras são seguras com os produtos comercializados já embalados, evitando assim a formação de aglomerações ou filas.

Todos os vendedores são obrigados a usar luvas, máscaras e a disponibilizarem álcool gel em seus respectivos boxes. Não é permita a circulação de clientes a pé no recinto.

Comerciantes tem buscado diferentes alternativas para manterem as atividades e conseguirem a sobrevivência