GILBERTO AMARAL

Sarney, sempre!

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 29-04-2020 00:24 | 412
Dona Marly e José Sarney
Dona Marly e José Sarney Foto de Reprodução

Li com extremo orgulho o artigo “90: saudades e esperanças”, escrito pelo ex-presidente José Sarney, para o Blog Os Divergentes. Em breves linhas, o amigo faz uma abordagem “en passant” de suas vivências, do nascedouro a fase adulta. Lugares pitorescos, pessoas amadas, desafios e muita gratidão!

Eu, que orgulhosamente privo da sua amizade há tantas décadas, rememorei algumas de nossas passagens. Fez-me lembrar do clássico livro “Código da vida” do saudoso amigo em comum, Saulo Ramos. O grande amor da vida de Sarney, além de dona Marly (foto), foi a política. Porém hoje seus dias são integralmente dedicados a sua amada. Vida longa para esse querido casal de amigos!

Viver ou morrer
Na Bíblia segundo Mateus 6:25, em “AS PREOCUPAÇÕES”, lembrei-me da brilhante pregação do Pastor Adriano Mendes sobre um sentimento que tem uma grande importância, mas que pouca gente dá valor: a ANSIEDADE.

Sofrimento
A ansiedade é realmente um dos sentimentos mais profundos e dolorosos da humanidade. Nós e o mundo todo, trancados em casa sem saber se vamos morrer ou sobreviver, sofremos essa dor angustiante. Eu tenho a Santa Bíblia ao meu lado, rezo e peço por todos, e seja o que Deus quiser.

Pandemia
A bem da verdade é que o mundo nunca sofreu tamanha preocupação como esta pandemia. Diz Mateus: “Não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Sessões...
A partir de maio, diversos órgãos julgadores do Tribunal Superior do Trabalho passarão a realizar, semanalmente, sessões telepresenciais de julgamento. O calendário foi divulgado no fim da última semana pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi (foto).

...telepresenciais
A plataforma de videoconferência, inaugurada no dia 22 pela Sétima Turma, será adotada agora pelas demais Turmas, pelas Subseções Especializadas em Dissídios Individuais I e II, pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos e pelo Órgão Especial. Amanhã, será a vez da Quinta Turma, em sessão marcada para 9h. A partir de maio, os demais colegiados seguirão o modelo.

Amamentação
Competente e dedicada, a enfermeira e consultora em amamentação Thais Gesteira (foto), vem ganhando fãs com seu belo trabalho. O próximo projeto é o programa recém-desenvolvido “O parto da amamentação”, que vai apoiar as novas mamães e esclarecer todas as suas dúvidas. Mais informações no perfil do Instagram thaisgesteira.amamentacao.

Startup Day
Empresários, startups e pessoas interessadas em inovação em todo o país estão convidadas para participar, amanhã, da VI edição do Startup Day. O evento, realizado pelo Sebrae e o ecossistema de inovação, é considerado um dos mais importantes do segmento de startups no país e tem como objetivo facilitar a troca de experiências e a realização de negócios. No ano passado esteve presente em 63 cidades, com o envolvimento de 240 painelistas, geração de 360 horas de conteúdo e a participação de mais de 12 mil pessoas. Esse ano, devido às restrições de aglomeração para evitar a disseminação do coronavírus, ele será 100% online.

60 anos

Opiniões
Gilberto querido,
Muito bom o seu texto de grande jornalista sobre o Juscelino e os 60 Anos de BRASÍLIA. Você foi um dos seus grandes amigos, a quem dedicava uma estima especial. A cidade de Brasília muito deve a você, que pioneiro e criador do jornalismo social da terra, passou a ser o seu historiador do cotidiano. Ninguém pode escrever uma História da cidade sem valer-se de sua fonte primária, que é sua coluna, testemunha da monumental construção desta cidade, referência mundial de beleza arquitetônica.
José Sarney

Gilberto,
Parabéns pela matéria muita bem escrita e pelos fatos históricos nela revelados, de muita luta e orgulho de colher aquilo que foi plantado com muita garra e fé. Juscelino e você jamais serão esquecidos. São a própria história dessa cidade céu. 
Estenio Campelo

Parabéns amigo,
Você é testemunha ocular da história de Brasília e da construção da nossa capital!
Gilberto Occhi

Gilberto que linda reportagem! Super parabéns! Que demais saber que você está há 60 anos ajudando a construir nossa Brasília! Linda foto!
Parabéns!
Érica Andrade

Que beleza e preciosidade de foto! Quanta saudade e nostalgia devem provocar em você! Tempos que não voltam mais, infelizmente...
Lilian Gurgulino

Parabéns Gilberto por fazer parte da nossa história e por ser a cara de Brasilia, eu tenho muito orgulho de ser brasiliense e fico feliz por você há 60 anos ter adotado a minha Brasília em seu coração, que venha mais 60 anos. Amém!
José Luiz

Parabéns Brasília pelos seus 60 anos. Parabéns para o grande fundador presidente JK e sua esposa Sarah Lemos Kubitschek de Oliveira. Parabéns, meu amado tio e grande amigo, jornalista Gilberto Amaral, interlocutor de todos os ex-presidentes, de Juscelino a Temer. Seu sucesso foi construído com muita bravura e trabalho honesto, sempre noticiando em primeira mão todos os fatos mais importantes do Brasil.

Luiz Amaral
Gilberto Amaral, amigo querido que admiro muito e a amada Lia Dinorah publicaram linda homenagem à capital do Brasil. Brasília é o máximo. Amo de paixão. Mando mil beijos para todos os amigos que moram em Brasília. Beijos também para Maria Estela Kubitschek Lopes, filha de JK e amiga querida. Beijos no céu para Juscelino, Niemeyer e José Aparecido (que foi governador de Brasília e era meu amigo querido). Mil beijos para todos os meus amigos de Brasília, que me acolheram com carinho quando aí morei.
Viva Brasília!
Yacy Nunes

Basta...
No momento mais desesperador, angustiante e crucial que estamos vivendo, o Brasil sofre com esta pandemia, e muito mais ainda, com esses fantoches que ocupam os mais altos cargos desta republiqueta que o país está se transformando. Tudo pela ganância do Poder. Em nome de Deus vamos dar as mãos, ajoelhar, pedir ao Cristo e juntos procurar salvar os mendigos, os que passam fome, pelos que dormem ao relento e que também são filhos de Deus, gente como a gente. Mais importante que o dinheiro é a vida. Vamos dar vida ao nosso Brasil. Manter a ORDEM e PROGRESSO. Não deixar que vire uma desordem e um desprogresso.

Efeitos do vírus
Como previsto na última Intenção de Consumo das Famílias, da CNC, o índice da pesquisa caiu de 99,9 para 95,6 pontos em abril – o menor nível desde novembro de 2019. No mês passado, o último antes do início da crise provocada pelo coronavírus, o indicador chegou a estar apenas um décimo abaixo do nível de satisfação (acima de 100 pontos), em seu melhor resultado desde 2015. Após o ajuste sazonal, a série apresentou uma queda mensal de 2,5%, após dois meses consecutivos de alta. Em relação a abril de 2019, houve retração de 0,6%, a primeira redução nessa base comparativa desde fevereiro de 2017. Esta foi a primeira ICF realizada após o início da pandemia.

Justiça do Trabalho
O vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho (foto), editou novas recomendações para manter a prestação de serviços essenciais no âmbito da Justiça do Trabalho. Uma delas é a realização das conciliações e das mediações por meio eletrônico durante a pandemia. Outra medida foi o adiamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorreria em maio. 

Enfermeira e consultora em amamentação Thais Gesteira
Maria Cristina Peduzzi
Ministro Vieira de Mello Filho