INCÊNDIO

Bombeiros voltam a registrar incêndio em casa abandonada em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Acidente | 07-05-2020 10:08 | 659
Foto de Reprodução

O Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso registrou na madrugada desta quinta-feira (7/5), um incêndio no bairro Santa Tereza. Segundo informações, havia grande concentração de fumaça saindo do interior de casa abandonada, que segundo testemunhas era frequentada por vândalos.

O incêndio havia atingido a sala da residência. Bombeiros conseguiram extinguir o foco das chamas, impedindo que se propagassem para os outros cômodos da casa. Não houve vítimas, somente danos materiais.

Conforme informações, o proprietário não foi localizado, não sendo possível também identificar o autor do incêndio. A Polícia Militar esteve no local, e ficou responsável pelo isolamento e providências policiais. A Defesa Civil foi acionada para verificar as condições da estrutura do imóvel.

Em menos de uma semana em São Sebastião do Paraíso bombeiros atenderam  início de incêndio em apartamento na área central, um na Vila Muschioni que supõem-se tenha sido criminoso, e na madrugada desta quinta-feira (7/5) no bairro Santa Tereza.

Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, a corporação registrou no último mês de abril 46 ocorrências de incêndios em geral. Sendo 36 em lotes vagos; dois incêndios em residência, nos bairros Jardim Europa e Vila Santa Maria e o restante de oito ocorrências, envolvendo incêndios em amontoados de madeira, lixo, entulho e árvores.

O Corpo de Bombeiros registrou a maioria dos incêndios desde o último mês e abril, principalmente em lotes vagos no perímetro urbano. São incêndios de pequena proporção, na maioria das vezes não configuram risco a residências, porém causam desconforto devido fumaça, prejudicando a saúde das pessoas, a maioria crianças e idosos, com problemas respiratórios como rinite e sinusite, além de lesivas ao meio ambiente, com risco de propagação em matas nativas e acidentes em rodovia devido grande concentração de fumaça. 

Bombeiros orientam a todos os proprietários a manterem os terrenos carpidos e limpos, não depositando lixo, papel, madeira, móveis usados e pneus. Provocar incêndio é crime ambiental, ainda que seja para queimar lixo ou mato nos terrenos para limpeza. Se o cidadão presenciar alguém provocando incêndio, deverá solicitar a lavratura de um boletim de ocorrência policial por crime ambiental decorrente de incêndio.

Relacionado à prevenção de incêndios em residências os moradores devem ficar atentos, principalmente quando ao saírem de sua casa, como não deixarem velas acesas, desligarem o registro do botijão de gás; atentos também quanto aos ferros de passar ligados e na cozinha em panelas com fogo ligado. Para não se distraírem ou saírem de suas residências antes de desligarem o fogão. Aconselham sejam feitas revisões periódicas da instalação elétrica, especialmente em construções antigas com fios soltos, descascados e não ligar mais de um aparelho elétrico em uma mesma tomada, em adaptação com uso dos “benjamins” podendo haver sobrecarga e risco de incêndios.