TERAPIAS HOLÍSTICAS

Terapias para terceira idade Métodos alternativos podem trazer mais qualidade de vida para idosos

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 06-05-2020 18:37 | 84
Foto de Reprodução

À medida que a idade chega, é natural que o corpo passe por transformações e necessite de mais cuidados. Sendo assim, as pessoas buscam recursos cada vez mais eficazes para envelhecer com saúde e vitalidade. Nesse cenário, a prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja administrar as naturais deficiências da terceira idade e encarar essa fase da vida com mais alegria. Métodos como, Reiki, Cristais e Aromaterapia podem trazer mais disposição para a terceira idade, além de manter a mente e o corpo desses experientes guerreiros em equilíbrio.

Para combater problemas como artrite, artrose, dores lombares, estados depressivos e ansiedade o Reiki funciona como um sistema de energização pelo toque das mãos.  As cores também podem ajudar a estabelecer a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Em idosos, as mais indicadas são o azul, que ameniza as dores e melhora a qualidade do sono; o verde, que pode ajudar a equilibrar a hipertensão; e o violeta, que colabora com o sistema imunológico. Os óleos essenciais da  Aromaterapia pode ser uma boa opção no combate da insônia, problemas de memória e carência afetiva. Os aromas são enviados para o cérebro e exercem um efeito direto nos pensamentos e nas emoções. Pode-se destacar, o óleo de camomila, gengibre e cravo para o alívio das dores. No combate a ansiedade e insônia, o óleo de lavanda é uma ótima opção. A cristaloterapia é uma técnica oriental que utiliza pedras e cristais coloridos para reequilibrar a energia corporal e, assim, prevenir e tratar problemas de saúde. As pedras são colocadas sobre os chakras (principais pontos de energia do corpo) comprometidos, fazendo com que recuperem a vibração e a frequência energética correta. As diferentes cores das pedras e dos cristais têm características próprias.

As terapias holísticas são uma forma de aliviar as tensões e ansiedades trazendo uma melhor qualidade de vida para os idosos, pois proporcionam um bem-estar interior e uma busca pelo autoconhecimento. São ferramentas que mostram que para alcançar um objetivo é necessária dedicação. Portanto vale lembrar que os familiares que já estão na melhor idade, muitos fazem uso de medicamentos e tratamentos específicos com o auxílio de médicos geriatras, não devendo parar com os tratamentos médicos e se apoiar inteiramente nos tratamentos alternativos, mas sim, ter um equilíbrio entre os diferentes tratamentos.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências