FIBROMIALGIA

Projeto propõe inclusão do "Dia Mundial da Conscientização da Fibromialgia" em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 14-05-2020 10:45 | 193
Foto de Reprodução

Celebrado no dia 12 de maio, a inclusão do Dia Mundial da Conscientização da Fibromialgia no calendário de eventos do município é uma proposta da vereadora Cidinha Cerize que destaca o problema como algo que precisa ser trabalhado com carinho pelo município. Conforme justifica, a fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes e é caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.

"Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a fibromialgia do que os homens. Manifesta-se em qualquer idade, mas inicia-se principalmente entre os 25 e os 50 anos", explica.

De acordo com a vereadora, muitas pessoas que têm fibromialgia também podem apresentar dores de cabeça tensionais, disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão. "Embora não haja cura para a fibromialgia, uma variedade de medicamentos e outros tipos de tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas. Até agora as pesquisas não conseguiram determinar a causa, mas provavelmente envolve uma variedade de fatores trabalhando juntos", destaca.

Conforme Cidinha, a proposta é uma forma de se solidarizar com esses pacientes. "Existe lei federal que garante o atendimento a esses pacientes e o objetivo do projeto é que Paraíso possa olhar para esse grupo, fazer uma busca deles, e que seja disponibilizado atendimento  para que esses pacientes possam ser tratados precocemente", finaliza. O projeto foi aprovado como objeto de deliberação e encaminhado para Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.