VACINAÇÃO

Na reta final, campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para junho

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 19-05-2020 10:17 | 301
Foto de Reprodução

A campanha de vacinação contra a gripe em São Sebastião do Paraíso bateu recorde no município este ano, e ultrapassou a cobertura vacinal esperada para população que era o grupo prioritário (e maior preocupação no momento) da primeira etapa: os idosos.

Ao todo, foram 10.058 idosos vacinados, o que representa 116%, ou seja, 16% a mais do público que se esperava vacinar. Considerando todos os grupos a serem vacinados, em Paraíso 78% já foram vacinados e campanha segue na sua terceira etapa, tendo sido prorrogada para até 5 de junho.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, a procura pela vacina ainda é alta, no entanto a Imunização, a fim de evitar aglomeração nos postos de vacina tem agendado a vacinação, abolido por enquanto a demanda espontânea, ou seja, para ser vacinado é preciso ligar marcando um horário.

“Para se vacinar, é preciso que a pessoa ligue no Posto de Puericultura e agende. A partir daí, ela será encaminhada para a Sala de Vacinação, que pode ser tanto na Puericultura quanto nas salas das Unidades de Saúde. Vamos reativar as unidades do São Judas e Vila Formosa”, explica.

Daniela ressalta que não está sendo atendida demanda espontânea, ou seja, aquele hábito que as pessoas tinham, de chegar para ser vacinado, e já receber a imunização. Está suspenso por enquanto. “Precisamos diminuir a aglomeração de pessoas, mas a procura ainda é muito grande. Esse último grupo é um dos maiores, que são as crianças e professores”, conta.

Para esta fase, a campanha foi dividida em duas etapas e prorrogada para até 5 de junho, até então a previsão era para que se encerrasse na próxima semana, 22 de maio. “É muito grande esse grupo, então foi quebrado em duas etapas para a gente poder vacinar todo mundo, conforme formos recebendo a vacina. Vale ressaltar que ela não está em falta, mas é preciso que as pessoas liguem e agendem a vacinação”, finaliza.

CONTATOS
Conforme a coordenadora, para agendar a vacina, o contato pode ser feito pelos telefones 3539-1080 ou 98868-7981.