SÃO TOMÁS DE AQUINO

Uma vida feliz e com saúde para todas as crianças

Contando Histórias de São Tomás de Aquino
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 21-05-2020 07:24 | 102
Foto de Reprodução

A caminhada da Pastoral da Criança de São Tomás de Aquino, teve início no ano de 1990.

Preocupadas com problemas das drogas que cresciam assustadoramente na cidade, um grupo de católicas resolveu procurar as autoridades para a realização de um trabalho de prevenção junto as crianças e adolescentes da comunidade.  Na época, essas pessoas representavam a Legião de Maria: Vita das Graças Soares, Ágda Aparecida Negrão, Maria Aparecida de Lima Pereira.

Em 1992 foram convidadas para um curso de formação para Agentes da Pastoral da Criança. Naquele momento as legionárias sentiram que a Pastoral vinha ao encontro com os   projetos anteriores, pois poderiam fazer algo que pudesse transformar as famílias, dar uma formação melhor para as crianças.

Procuraram a Paróquia. Muito bem recebidas, Cônego Benedito José da Silva, deu-lhes a sugestão que deveriam procurar a Câmara de Vereadores para a fundação do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (C.M. C.A), pois seria bom que a Pastoral e o Conselho trabalhassem juntos, uma forma de fortalecer os objetivos. Executivo e Legislativo deram apoio e se prontificaram na formação do mesmo. Em julho de 1995 o Conselho estava fundado. Um passo a mais na caminhada.

Final de 1995 foi nomeada como coordenadora Paroquial da Pastoral da Criança a Senhora Maria Luiza Lequeri. Fevereiro de 1996 na cidade de Machado representando a coordenadora Luiza, fizeram o curso de formação para a Pastoral, Vita e Maria Aparecida. Voltando de Machado foi iniciado o treinamento de mais cinco. O início dos trabalhos foi no bairro rural Cachoeira. Contaram com o apoio do administrador senhor José Luiz e da líder Simone Borba.

Primeiro de maio foi a primeira reunião com as mães da Cachoeira, no dia 5 de junho a primeira pesagem. O trabalho foi estendido para o Bairro do Rosário, na cidade, (conhecido popularmente como Fundo do Pito) ali a Pastoral contava com cinco líderes. Dia 16 de outubro sob a responsabilidade das líderes dona Terezinha Barros e Amélia Costa. Novas líderes continuaram em formação.

A Pastoral da Criança conta também com a ajuda e incentivo de vários casais, pessoas da comunidade que fazem parte da equipe de apoio, além da Prefeitura, que quando solicitada está sempre pronta a  atender com boa vontade.

PASTORAL DA CRIANÇA RECEBE UM GRANDE PRESENTE
A atual coordenadora senhora Teresa Barros Costa e seu esposo João Batista Costa, doaram um terreno para a construção de um galpão para a geração de renda e pesagem das crianças, no bairro do Rosário, parte baixa da cidade. Um grande passo que a Pastoral da Criança atinge na proposta de seus objetivos.

É importante ressaltar que a entidade filantrópica "Unidos Venceremos" sempre colaborou como também a Secretaria Municipal de Saúde, com seus médicos, dentistas, enfermeiras, psicóloga, fisioterapeutas, assistente social. Ganhou-se também um teclado da professora Célia do Carmo e aulas são ministradas por Eliane Lima Tonin.

As coordenadoras e líderes ressaltam que a Equipe de Apoio "tem o papel de destaque no processo educativo das futuras mães e suas famílias".

PROGRAMA QUE A PASTORAL DESENVOLVE JUNTO A COMUNIDADE
Educação Essencial. Paz nas Famílias (Evangelização). Soro Caseiro. Alimentação Enriquecida. Multimistura. Costura (confecção para crianças) e trabalhos manuais. Aleitamento materno (importância da conscientização do leite materno para a saúde das crianças). Aulas de teclado.

Segundo as coordenadoras, existe o projeto de treinar líderes nos bairros Santa Clara e Vila Nova. A líder deve pertencer ao seu bairro, pois só assim seu trabalho será a vivência dos problemas de seus moradores e as possíveis soluções garantindo um melhor atendimento.

PASTORAL É CANDIDATA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ
Todos os membros das equipes de coordenação, líderes, equipes de apoio  de São Tomás, mas também deste imenso Brasil estão de parabéns.

A Pastoral da Criança está em festa, pois o governo brasileiro entregou um dossiê sobre a Pastoral da Criança, ao comitê Nobel, na Noruega.

Só o fato de ser indicada já significa um grande prêmio para a Pastoral, pois demonstra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por 150 mil voluntários em todo o País, e com muito orgulho entre eles, a turma tão laboriosa e dinâmica de São Tomás de Aquino, nas Minas Gerais.

Curso de Gestantes da Pastoral da Criança
Oficina de Costura da Pastoral da Criança