50 ANOS

Claretiano completa 50 anos como faculdade

Com a educação a distância, a instituição está presente em Passos, em mais de 120 cidades do Brasil e em quatro outros países: Espanha, Estados Unidos, Japão e Portugal
Por: Redação | Categoria: Educação | 30-05-2020 11:41 | 375
Claretiano: 50 anos de história na educação
Claretiano: 50 anos de história na educação Foto de Reprodução

Após muitas reuniões, planejamento e graças à visão de futuro do Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva, no dia 27 de maio de 1970, o Ministério da Educação autorizava a criação da Faculdade de Educação Física, na cidade de Batatais (SP), que na época foi uma das primeiras do estado de São Paulo. O tempo passou e hoje a faculdade que surgiu há 50 anos se tornou Claretiano - Centro Universitário de Batatais oferecendo mais de 50 opções de cursos de graduação nas áreas de Educação, Saúde, Administração, Engenharia, Direito, Comunicação, Religião e Tecnologia e mais de 90 cursos de pós-graduação nessas mesmas áreas, além de diversos cursos de extensão, nas modalidades a distância (EaD) e presencial. Com a educação a distância (EaD) a instituição está presente em Passos, em mais de 120 cidades no país e também mantém polos no Japão (Toyohashi-shi), Espanha (Madrid e Barcelona), Portugal (Lisboa) e Estados Unidos (Orlando).

Pe. Sérgio Ibanor Piva atuou diretamente nos processos de autorização da abertura da faculdade na década de 70 continua à frente da Instituição como Reitor. Para ele, toda essa trajetória faz parte de uma missão que se desenvolveu e acolheu muitas pessoas. “Foi uma longa jornada até aqui, desbravando novos caminhos, sempre acreditando que se pode ir além”, afirma. O pró-reitor administrativo do Claretiano – Centro Universitário, Pe. Luiz Claudemir Botteon, comentou que celebrar os 50 anos de história é um marco. “Estamos comemorando cinco décadas de um trabalho feito em prol da educação no Brasil e no mundo sempre levando o que temos de melhor aos nossos alunos. O Claretiano rompeu barreiras e se tornou uma instituição que leva o nome de Batatais para o Brasil e para o mundo, ajudando a transformar a vida de milhares de pessoas”, conta.

O Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, Pe. Marcos Aurélio Loro, comentou que completar cinco décadas de atuação no ensino é a realização de um sonho, afinal Santo Antônio Maria Claret, se preocupava muito com a educação. “Em nome da província do Brasil, quero expressar meus agradecimentos ao Pe. Sérgio Ibanor Piva pela construção dessa bela história dos 50 anos e a todos os colaboradores que ajudaram e ajudam a construir essa história, afinal, a educação promove o ser humano”, conta Pe. Marcos Loro

Comemorações
Completar 50 anos de história é um grande marco que não podia passar em branco. Então devido ao período de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que o país atravessa, para marcar a data, foram realizadas comemorações virtuais e os colaboradores se reuniram no jardim central da instituição realizando uma grande salva de palmas, seguindo todas as normas de segurança que os órgãos competentes exigem, além do distanciamento entre eles. Os colaboradores do Claretiano em Batatais também se uniram e criaram cartazes em homenagens à instituição que ficaram expostos pelos corredores. Já colaboradores dos polos de Educação a Distância, alunos, ex-alunos, autoridades políticas e a população em geral enviaram dezenas de vídeos homenageando as cinco décadas de atuação do Claretiano. Todos estão no site comemorativo da instituição (www.claretiano.edu.br/50anos) e nas redes sociais do Claretiano. A supervisora do polo do Claretiano na cidade de Diamantina (MG), Verediane Passos, comentou que a educação a distância do Claretiano traz a oportunidade ao cidadão da região do Vale do Jequitinhonha a oportunidade de ter uma formação superior. “Nossa região é carente e graças ao Claretiano as pessoas estão conseguindo melhorar de vida”, conta.

Com a Educação a Distância o Claretiano também oferece cursos de graduação na área da saúde e educação para as comunidades indígenas proporcionando a eles a oportunidade de acesso ao ensino superior. A iniciativa da instituição que está atenta às necessidades sociais, culturais, educacionais e profissionais destas comunidades indígenas oferece capacitação em áreas que eles ainda não tiveram a oportunidade da profissionalização. “Quero agradecer ao Claretiano a oportunidade que está nos dando oferecendo curso superior aos povos indígenas do estado de Roraima. Os 50 anos de trabalho que a instituição exerce no Brasil e no mundo é importante para a formação de uma comunidade menos favorecida. O Claretiano entende as nossas diversidades socioculturais e tem nos ofertado o acesso à educação superior “, conta o professor indígena Agenor Pereira da Silva.

Faça parte dessa história
Para fazer parte dessa história basta começar o segundo semestre estudando no Claretiano – Centro Universitário de Batatais. A Instituição já está com as inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre. Os interessados podem fazer a inscrição no site da Instituição e ao finalizar o processo escolher o tipo de ingresso. A instituição oferece a prova on-line e o aproveitamento da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), lembrando que em ambos os casos não há pagamento de taxas.

A prova on-line é disponibilizada para o candidato automaticamente após a conclusão da inscrição no site. A vantagem dessa prova é que o candidato pode fazer a prova em casa. Já com o ingresso aproveitando a nota do ENEM o candidato pode usar as notas referentes aos anos de 2013 a 2019, lembrando que as notas podem ser consultadas no site do INEP (www.inep.gov.br).

A inscrição é feita no site www.claretiano.edu.br .Para mais informações entre em contato pelo fone/whats 16. 3660-1777.

Verediane conta que com a EaD muitas pessoas do Vale do Jequitinhonha estão conseguindo mudar de vida
Colaboradores realizam salva de palmas para comemorar os 50 anos da instituição