SAFRA CAFÉ

Época de safra preocupa cafeicultores

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 31-05-2020 11:10 | 467
Foto de Reprodução

Neste período do ano, que se estende, pelo menos, até novembro, o medo dos cafeicultores aumenta ao estocarem e transportarem a sua produção de café para os armazéns, devido às ocorrências de roubo, que se tornaram frequentes.

As polícias desenvolvem fundamental trabalho preventivo e investigativo, inclusive orientando sobre os cuidados que o cafeicultor deve tomar, no sentido de diminuir o risco de prejuízo iminente. Contudo, as ações de proteção tradicionais, às vezes, são insuficientes devido à surpreendente ousadia dos criminosos.

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso - ACISSP, em benefício dos cafeicultores, iniciou a disponibilização do dispositivo de segurança para monitoramento do café estocado e transportado.

A utilização é bem simples, basta o produtor colocar o dispositivo, que tem aproximadamente 15 cm, escondido no meio do café e ele já poderá ser monitorado pelo celular ou computador, e pela central de segurança da empresa Pósitron, indústria multinacional parceira da associação.

O presidente da ACISSP, Ailton Sillos, disse que o uso da chamada "isca" é a melhor estratégia para monitorar o trajeto do transporte do café para o seu destino, sem que outras pessoas tenham conhecimento, nem mesmo o motorista. Ressaltou que "o monitoramento da carga complementa o do caminhão.

É possível acompanhar o trajeto do transporte com mais de um tipo de sinal, e, em caso de desvio, mesmo que o caminhão seja deixado para trás, a carga segue monitorada no outro veículo, e a polícia, sendo acionada, terá mais condições de localizar o produto com o apoio da equipe de suporte da empresa que faz o monitoramento".

Os resultados, extremamente positivos, apontam para mais de 90% de recuperação das cargas roubadas que utilizam essa tecnologia, além de proporcionar economia com descontos concedidos na contratação de seguros.

A contratação do serviço é simplificada, basta comparecer na ACISSP para fazer a solicitação.

Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar no 3539-4400.