UFLA 2021

UFLA adia o PAS para o primeiro semestre de 2021

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 02-06-2020 09:29 | 1135
Obras que foram iniciadas em 2019 seguem em ritmo acelerado no Campus UFLA Paraíso
Obras que foram iniciadas em 2019 seguem em ritmo acelerado no Campus UFLA Paraíso Foto de Divulgação

O sonho dos estudantes de iniciarem os cursos no Campus da UFLA São Sebastião do Paraíso neste ano vai ser adiado mais uma vez. Nesta segunda-feira, 1º de junho, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informou que foi necessário fazer alterações nas previsões de datas, relativas ao Processo de Avaliação Seriada (PAS) da edição 2020. Em Paraíso ainda é aguardada a realização de concurso de professores e técnicos, além do término das obras que continuam em andamento.

Devido à pandemia de Covid-19, a decisão da Universidade foi pelo adiamento da realização da 2ª Etapa do Processo de Avaliação Seriada; que deverá  ser agendada para o primeiro semestre de 2021.

As datas exatas do processo seletivo ainda serão definidas e amplamente divulgadas. Os estudantes que realizaram a 1ª Etapa em 2019 e que desejam se preparar para a 2ª etapa; mesmo sem haver ainda edital, podem se direcionar pelo conteúdo programático dos editais anteriores.

De acordo com o comunicado divulgado pela universidade outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o Processo Seriado. A iniciativa visa garantir que se cumpra a missão de atendimento à demanda microrregional, de acesso ao ensino superior; contemplando a população das regiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Será necessário estudar novos formatos de inscrição e aplicação das provas; além de uma adaptação dos conteúdos programáticos à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a tornar compatível a avaliação do PAS com a nova estrutura do Ensino Médio.

Com isso a primeira etapa do PAS, que seria inicialmente prevista para 2020, ocorrerá apenas no final de 2021. Desta forma, estudantes que, em 2020, estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, farão o PAS 1 no final de 2021, juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021. O estudante que atualmente está no 1º ano e fizer o PAS 1 em 2021, terá a oportunidade de realizar, em 2022, as provas das etapas 2 e 3 (a terceira etapa é o Ensino Nacional do Ensino Médio – Enem).

Etapas e obras
O Processo de Avaliação Seriada é aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada para cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa do 1º ano do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo é considerada a nota do Enem. A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.

Já as obras de construção dos prédios da UFLA no Campus de São Sebastião do Paraíso prosseguem e todo o conjunto já está com andamento adiantado. As edificações foram feitas em terreno de 150 mil m² onde antes era a antigas instalações do SESC e a expectativa é de que tudo esteja concluído em 2022. 

Ainda em 2019 com vistas a realização do processo seletivo neste ano a Prefeitura chegou a disponibilizar para a instituição as instalações do prédio do Anexo I, localizado na Lagoinha para que fosse iniciado o primeiro ano de funcionamento da universidade no município. No entanto, o espaço não foi ocupado e a própria prefeitura passou a ocupar o lugar para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, após a declaração da pandemia de coronavírus.

Este também é um dos motivos argumentados para a suspensão d concurso do corpo docente. No início do ano havia a expectativa de que o MEC faria o remanejamento das vagas até abril deste ano. Com a crise na saúde e a decretação de calamidade pública em todo o Brasil a iniciativa ficou prejudicada. A realização de concurso de docentes e dos técnicos administrativos deverá ocorrer após 120 dias da publicação do edital. As obras de construção no Campus Paraíso seguem em andamento. De acordo com a reitoria da UFLA os recursos para o término das obras estão garantidos e os trabalhos prosseguem normalmente.