DIA DO MEIO AMBIENTE

Paraíso tem plantio de mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 05-06-2020 15:07 | 700
Plantio de mudas de árvores,
Plantio de mudas de árvores, "lives" e atividades de conscientização ocorrem na Semana do Meio Ambiente em Paraíso Foto de Roberto Nogueira

A Semana do Meio Ambiente precisou ser adaptada neste de 2020 em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus. Em São Sebastião do Paraíso a SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) programou alguns eventos que podem ser acompanhados pela comunidade mesmo em tempo de distanciamento social no sentido de promover a reflexão sobre o assunto. Nesta sexta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente ocorrerá o plantio de mudas de árvores na E.M. José Carlos Maldi, no bairro Bela Vista, em parceria entre a secretaria com uma empresa da cidade.

As ações têm como objetivo discutir diversos temas, abordando sempre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas toda a primeira semana desse mês é dedicada a lembrar ao mundo a importância de preservar o ecossistema. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, neste ano a programação ganhou um formato completamente diferente em relação ao padrão que vinha sendo realizado nos últimos anos devido a pandemia do COVID-19.

Ela explica que em todos os anos são realizadas diversas atividades na cidade, inclusive com envolvimento de estudantes o que neste ano está inviabilizado. "Como não podemos nos reunir de maneira formal, resolvemos utilizar a tecnologia a nosso favor", comenta. Durante a Semana do Meio Ambiente, a prefeitura está divulgando em suas redes sociais diversas questões, curiosidades e vídeos relacionados ao tema, inclusive com assuntos locais. "Com isso, as escolas podem incluir estas questões nas atividades semanais das crianças, para que assim, possamos contar com a participação dos alunos", descreve.

Segundo Yara Borges, como nos anos anteriores, a SEMAM sempre faz o trabalho de conscientização dos estudantes e da comunidade. "Teremos abordagens referente à preservação, descarte correto de resíduos e outros temas recorrentes. Durante todo o mês de junho esta ação será realizada dentro das empresas com orientação e material disponibilizado pela secretaria", informa. Nesta sexta-feira,5, a primeira empresa a participar do programa é a Cremer S/A. Também neste dia haverá o plantio de 16 mudas de árvore pela empresa Nova América Armazéns Gerais Ltda e arborização na E.M. José Carlos Maldi.

Na quarta-feira (3/6), a Prefeitura participou da promoção de um debate sobre Biodiversidade Amazônica para a vida e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a "live", "Como ser sustentável na quarentena", apresentada no Instagram. O evento teve a participação da secretária executiva da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), Carolina Ramírez Méndez e do engenheiro florestal e permacultor, Lucas Henrique. Ele enfatizou que seu objetivo foi de ofertar dicas práticas de como montar uma composteira e mini horta em casa, plantar vegetais em vasos e adotar hábitos simples que ajudam o planeta.