GILBERTO AMARAL

Atenção

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 03-06-2020 21:04 | 487
Dr. Ives Gandra
Dr. Ives Gandra Foto de Reprodução

Atenção
Autoridades de todos os Poderes estão esquecendo do artigo 142 da Constituição. O jurista Ives Gandra Martins (foto) tem chamado a atenção sobre isso, mas parece que ninguém está levando a sério.

Maior queda de...
A Intenção de Consumo das Famílias, medida pela CNC, registrou retração mensal de 13,1% em maio – a queda mais intensa desde o início da realização da pesquisa, em janeiro de 2010. Influenciado pelos impactos econômicos da Covid-19, o indicador chegou ao segundo resultado mensal negativo consecutivo.

...consumo da história
O índice caiu para 81,7 pontos e atingiu o menor patamar desde novembro de 2017, permanecendo abaixo do nível de satisfação (100 pontos), onde se encontra desde 2015. Em relação a maio de 2019, a retração foi ainda maior: -13,7%, a queda mais acentuada desde agosto de 2016.

Flexibilização
A Receita Federal estendeu até o dia 30 de junho a regra que flexibiliza a entrega de documentos por conta do estado de emergência de saúde decorrente da pandemia. A Instrução Normativa RFB nº 1.956/2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, permite a entrega de cópias simples de documentos, em formato digital ou físico, sem que seja obrigatória a apresentação do documento original até o final do semestre.

Efeito coronavírus I
Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a CNC prevê uma retração de 6,1% no PIB, em 2020, e de 7,2% nas despesas de consumo das famílias. Na sexta, o IBGE divulgou que o PIB brasileiro encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020, o maior recuo trimestral em quase cinco anos. A CNC projeta ainda um encolhimento de 3,3% no PIB, no segundo trimestre.

Efeito coronavírus II
O presidente da Confederação, José Roberto Tadros (foto), ressalta que o desempenho do PIB no primeiro trimestre refletiu apenas os danos iniciais provocados à economia brasileira pelo surto de covid-19: “Os efeitos se tornaram mais significativos a partir da segunda quinzena de março, quando uma série de decretos estaduais e municipais impôs restrições ao nível de atividade econômica, especialmente nos setores do comércio, nos transportes e nos serviços em geral”.

Iate Internacional
Coube a este comunicador apresentar em festas memoráveis dois grandes nomes do “jet-set” internacional: Johnny Mathis e Demis Roussos. Depois quem veio com a mulher foi Tony Bennett, que preferiu jogar tênis. Na foto, os visitantes com este colunista, Mônica e José Maciel, Paulinho Fialho (todo prosa) e o comodoro Edson Mendonça, que não separou de sua mulher Lelete. Viva a vida...

Débitos com a união
Os pequenos negócios terão uma nova chance de renegociar suas dívidas. A Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLP) 9/20, que permite às micro e pequenas empresas realizarem a negociação de débitos com a União, segundo a Lei do Contribuinte Legal (13.988/20). A proposta seguirá para o Senado e, caso seja aprovada sem vetos, irá para sanção presidencial. A proposta acolheu algumas emendas, como a que abre novo prazo para que as micro e pequenas empresas possam optar pelo Simples Nacional.

Fernanda é a próxima
Depois de informar, em primeira mão, a posse de Fernanda Montenegro para a Academia Brasileira de Letras, agora, com a morte do velho amigo jornalista Murilo Mello Filho, na última quarta-feira, o pesquisador musical Haroldo Costa é candidato forte para a vaga.

Esses eram os ministros do STF, em 1960. Fui amigo da grande maioria, e quando encontrava era num acontecimento oficial:

• Barros Barreto, presidente
• Lafayette de Andrada
Nelson Hungria
• Cândido Mota Filho
• Vilas Boas
• Gonçalves de Oliveira
• Sampaio Costa
• Henrique D’Ávila
• Luiz Gallotti
• Oswaldo Trigueiro
• Aliomar Baleeiro

Televisionado
Como a televisão muda tudo, principalmente o Supremo. A pose, os gestos, a dicção e, de leve, o pensamento do voto. Eu posso escrever de cátedra: estou na frente de uma câmera há mais de 60 anos.

Produtividade do Judiciário
A presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi (foto), participou da 1ª Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário. O encontro, que tem como objetivo analisar a execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, abordou ainda a produtividade do Judiciário em tempos de pandemia. O vice-presidente do Tribunal, ministro Vieira de Mello Filho, o corregedor-geral, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, além de autoridades do CNJ, tribunais e conselhos que formam o Poder Judiciário, também participaram do evento. Em sua explanação, Peduzzi lembrou da importância do diálogo no âmbito da administração judiciária e destacou a necessidade da integração de esforços para a ação da Justiça.

Presente dos Namorados
Sob a coordenação de Beth e Carlos Alberto Serpa, a Casa Julieta de Serpa lançou um presente especial para o Dia dos Namorados. Uma linda caixa com uma Chandon Baby e 20 doces variados, produzidos com capricho pela equipe da Casa, em quantidade limitada e ao preço de R$127,00. Já está à venda, também, o cardápio especial para essa data, por 95,00, com uma entrada, prato principal e sobremesa. Para atender com rapidez e qualidade foi criado um novo canal: julietadeserpa.com.br/delivery-js. Quem pedir através do site tem desconto de 10% no valor da primeira compra, progressivamente, até chegar a 50%. Pode encomendar também pelo telefone (21 2551-1278) ou no Whatsapp (21 99823-0331).

José Roberto Tadros
Maria Cristina Peduzzi
Presentes
Tony Bennett e sua mulher, Gilberto Amaral, Mônica e José Maciel, Paulinho Fialho e o comodoro Edson Mendonça