CURTAS EDIÇÃO 2414

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-06-2020 09:13 | 257
Foto de Reprodução

Pipoqueira
O vereador presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, segunda-feira (15/6), usou uma pipoqueira no encerramento dos trabalhos para anunciar que os secretários Pedro Ivo de Vasconcelos Júnior (Planejamento e Gestão) e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos (Educação) estão novamente convocados para próxima sessão do Legislativo na próxima segunda-feira,22. O chamamento é para que façam esclarecimentos a respeito da dispensa de servidores contratados pelo Executivo.  É a terceira convocação.

Procurador
O procurador geral do município, Nilo Kazan de Oliveira, também foi incluído na lista dos que foram chamados pela Câmara, a pedido do vereador Marcelo de Morais. Anteriormente foram convocados os secretários Pedro Ivo e Maria Ermínia, que compareceram. É a terceira convocação para a secretária de Educação, a segunda para o secretário de Planejamento e a primeira, para o procurador.

Resposta
Em resposta aos ofícios encaminhados pela Câmara, o prefeito Walker Américo Oliveira respondeu que não cabe aos secretários irem à Câmara para fazerem esclarecimentos sobre rescisões de servidores contratados. Argumenta que a decisão e as medidas são de competência e responsabilidade do chefe do Executivo, conforme prevê a Lei Orgânica Municipal. Nela, cita que compete ao prefeito prover e extinguir os cargos, os empregos e as funções públicas municipais, na forma da lei.

Travada
E conforme prometido pelo presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, a pauta da Câmara segue trancada até segunda ordem. Já são duas sessões ordinárias em que nenhum projeto é votado. No que depender dos vereadores esta situação deve continuar até que o prefeito os receba juntamente com uma comissão de funcionários demitidos para uma conversa.

Ajuda
Dois novos projetos que chegaram a casa se somam aos demais e aguardam na fila. Antes falava-se em readmissão, mas nesta semana o assunto é o pagamento do acerto. Dos vereadores já se ouve falar até mesmo em devolução de R$300 mil na semana que vem para o pagamento dos contratados demitidos.

Selo
A marca Aviação comemora 100 anos e apresenta uma embalagem especial da sua tradicional manteiga. As tampas das embalagens ganharam um selo comemorativo. O tradicional logotipo com uma asa e os dizeres “Desde 1920” foi substituído por um avião com a inscrição “Aviação – 100 anos”. A empresa teve sua origem em 1920 atuando no comércio de secos e molhados por atacado sediado na cidade de São Paulo e também na indústria de laticínios em especial na fabricação de manteiga em lata na cidade de Passos, em Bebedouro, Estado de São Paulo, até que sua sede fosse implantada em Paraíso.

Homenagens
O nome Aviação foi escolhido em homenagem às primeiras empresas de navegação aérea que se instalavam no Brasil na época da fundação da empresa. A manteiga da latinha, conhecida por sua tradicional embalagem de cor alaranjada passou apenas por pequenas alterações desde a época de sua fundação, uma delas foi o avião estampado na lata, que no início era um biplano monomotor, mas por volta dos anos 40 o avião passou a ser um trimotor que continua sendo o símbolo da manteiga, embalagem que sofreu uma modernização em 2012.

Expansão
Atualmente, a fábrica instalada em São Sebastião do Paraíso está no limite da capacidade, produzindo 1,2 mil toneladas de manteiga por mês. Como resultado de aportes de mais de R$ 10 milhões, deve conseguir fabricar 3 mil toneladas mensais a partir do segundo semestre deste ano. A famosa manteiga, disponível em potes de plástico, latas de aço e tabletes, responde por cerca de 60% do faturamento da empresa.

Violência
Informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais apontam que os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher diminuíram 7,42%. Algumas cidades da região ilustram esta situação como é o caso de Itamogi que passou de 32 para 18 ocorrências, e Monte Santo de Minas, que tinha 84 e caiu para 60 casos.

Aumentaram
Na contramão está São Sebastião do Paraíso, onde os registros de violência doméstica subiram de 289 para 316. Em São Tomás de Aquino, a elevação foi de 15 para 20 ocorrências. Para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos das mulheres, é necessário entrar em contato com algum dos órgãos responsáveis, como as polícias Civil e Militar, pelo número 190 na discagem de emergência, pelo Disque 100 ou pelo aplicativo Proteja Brasil, disponível nas plataformas de Android e iOs.

Obras
Funcionários do SESC Minas foram vistos neste início de semana trabalhando no interior, e parte externa da Praça de Esportes Castelo Branco. Eles faziam serviços de raspagem nas paredes e pinturas de novas logomarcas de identificação do órgão. Meses atrás chegou-se a colocar uma placa em um dos acessos do local anunciando novas obras para as instalações.

Licitação
A propósito ontem, terça-feira,16, estava programada licitação para escolha da empresa que fará elaboração de projetos arquitetônicos e complementares para a implantação da unidade do SESC em Paraíso. Outros anteprojetos já tinham sido apresentados no início deste ano. O processo é lento, bem ao estilo passo de tartarugas.

Licitação
Já em relação à pavimentação da estrada da Guardinha é aguardado para os próximos dias a colocação da cobertura de brita de cinco centímetros, medida que visa o reforço do subleito. Posteriormente será feita a colocação do material de base, para em seguida ser implantada a primeira cobertura de asfalto, antes do acabamento que é a capa. Todos estes processos devem acontecer nos próximos 20 dias. Isso porque em 29 de junho está marcada a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que concorrem a licitação para a pavimentação do trecho.

Sessões
Informações obtidas por esta coluna dão conta de que o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, pretende descartar o recesso de julho no Legislativo paraisense. Segundo consta a intenção é continuar com as reuniões até mesmo para compensar os dias em que os trabalhos ficaram suspensos na casa no início da pandemia entre março, abril e maio. Depois que os trabalhos foram retomados em junho o acesso ao público foi liberado e está limitado a 30% da capacidade, ou seja,  cerca de 55 lugares no máximo do total das 180 vagas.