PET

Paraíso utiliza ferramentas do PET no regime de estudo não presencial

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 20-06-2020 09:12 | 308
Kites de material escolar foram distribuídos para os alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino
Kites de material escolar foram distribuídos para os alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino Foto de Divulgação:

Com a suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia do novo coronavírus  prefeituras mineiras têm utilizado ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, em especial, os Planos de Estudos Tutorados (PETs). São Sebastião do Paraíso é uma das cidades que tem utilizado do trabalho conjunto desenvolvido entre a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG) fortalecendo ainda mais o regime de cooperação.

As ferramentas foram ofertadas para todos os municípios e o uso é facultativo. De acordo com a presidente da Undime-MG, Andréa Pereira da Silva, está sendo feito um levantamento para saber quais prefeituras estão utilizando as ações. No entanto, ela antecipa que já se percebe que são muitos os municípios que estão adaptando os materiais de acordo com as necessidades da sua rede de ensino.

Neste cenário extraordinário de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, o regime de cooperação entre estado e municípios se fortalece ainda mais.

Com a suspensão das aulas presenciais, prefeituras mineiras também têm utilizado ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, em especial, os Planos de Estudos Tutorados (PETs). "São muitos municípios que aderiram. Sabemos que eles estão adaptando o material às suas realidades e isso está sendo muito bom. A presidente da Undime-MG ressalta, ainda, a importância do regime de colaboração no momento atual. "Essa parceria é de excelência. Necessitamos de caminhar juntos diante da pandemia. O regime de cooperação vem se fortalecendo, cada vez mais, e quem sai ganhando com isso são os estudantes mineiros", afirma Andréa.

Em São Sebastião do Paraíso o PET está sendo utilizado como material de apoio. "É um material bom e rico. Ele está servindo de apoio e sendo incorporado ao nosso planejamento. Também orientamos nossos professores que pedissem aos pais que os alunos assistissem ao programa "Se Liga na Educação", transmitido pela Rede Minas, em especial os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental", ressalta a secretária Municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos. Paraíso está entre os municípios mineiros que receberam receptores que captam o sinal da emissora. O envio do receptor foi feito pelo governo estadual.

Com a suspensão das aulas por tempo indeterminado, para evitar o contágio do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso adotou desde o início de maio o ensino a distância. Mais de 5 mil alunos matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais passaram a receber material para o exercício das atividades remotas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de atingir todos os alunos da educação infantil e fundamental I e II, foram entregues atividades impressas, livros didáticos, atividades via whatsapp, Facebook, blogs, plataforma com orientações das atividades para realização de aulas em casa.

Através de contato por telefone, a escola agenda com os pais ou responsáveis para buscarem os materiais no dia e no horário marcados. As escolas estão funcionando das 7h às 11h, com número reduzido e rodízio de funcionários. Assim, a diminuição da defasagem da aprendizagem será bem menor. A carga horária das atividades será revertida em carga horária trabalhada pelo professor e computada nas 800 horas que o aluno tem direito. Segundo a secretária, toda a rede municipal de Educação está trabalhando com muito cuidado e carinho para minimizar os impactos desta pandemia para os nossos alunos. Outra ação que está sendo realizada é a distribuição de cestas de alimentos da merenda escolar/agricultura familiar, para mais de 600 famílias de estudantes da rede municipal em situação de vulnerabilidade social.

Material escolar com atividades para serem desenvolvidas em casa foram distribuídos para alunos em Paraíso