SÃO TOMÁS DE AQUINO

Domingos Tonin: Um talento especial de várias habilidades no campo da arte

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 24-06-2020 07:08 | 556
Domingos Tonin
Domingos Tonin Foto de Reprodução

Um talento diferente, especial, entre tantos que existem em São Tomás de Aquino. Domingos Antônio Tonin.  De descendência italiana, aquinense de nascimento. Já morou em Franca e São Sebastião do Paraiso, mas o carinho pela terra natal sempre foi presente em sua vida. Atualmente está em São Tomás de Aquino. Trabalhou por mais de 10 anos na Copasa, mas por motivo de saúde não continuou na empresa.

A vocação pelo desenho teve início quando estudava, na época, "2ª série ginasial", em São Tomás. Sempre era convocado nos trabalhos de grupo da classe, para a parte da ilustração. O interesse constante pelo desenho quase o fez bombar em matemática. Estudou bastante, passou com brilho. Em uma sequência natural dentro de sua vocação veio a pintura a óleo, escultura, uma boa e fiel clientela de pintura de painéis. Nas horas vagas, de lazer, Domingos se atreve na poesia e seu lado filosófico se aflora inspirado em Fernando Pessoa e Drummond de Andrade.

O projeto para imagem de São Tomás de Aquino com três metros e oitenta centímetros de altura, na entrada da cidade, sentido Franca - São Tomás, contou com apoio imediato do prefeito da época Roneido Teófilo de Carvalho. O mesmo aconteceu com a do Congadeiro, no Largo do Rosário. A de Nossa Senhora Aparecida está no Bairro Rural Queimada Velha com mesma altura da imagem de São Tomás. Um projeto artístico também. Nestes projetos sempre contou coma participação de Donizete Cruz e Paulo Carneiro, na parte de colunas de sustentação, ferragens, detalhes com argamassa no molde.

Sua exposição de 32 quadros a óleo foi em Franca. Um sucesso, com a venda de todos. Num momento cultural na comunidade aquinense expôs na Biblioteca Prof. Jorge da Silveira. No ano de 1991 fez parte do Jornal do Sudoeste como cartunista com Braco "o ruivo" desenho seu e enredo de Paulo Carneiro. Quando morou em Paraiso teve um pequeno jornal de classificados onde como chargista, arrasou com o Zé Réis. Escreveu o livro Loreto - o Menino que Aprendeu Voar. Uma mensagem de grande sensibilidade, O personagem, um menino com deficiência física. Aliando corpo e espírito o menino neutralizou as maldades de coisas e fatos deste mundo  dando vazão às virtudes e elas proporcionaram viagens inimagináveis em sua mente.

No momento está com um belo projeto a ser realizado. O Poder e a Fé. Passagens da Bíblia, ilustrada em quadrinhos com mensagens de auto ajuda baseadas no livro sagrado.

Uma certeza nós temos: Será mais um sucesso do artista Domingos que vai fazer parte da sua história de vida. Como correspondente do Jornal do Sudoeste há tanto tempo (desde 1991) não poderia deixar de registrar o talento deste artista "plural", o aquinense, Domingos Antônio Tonin que já foi casado e tem três filhos, Guilherme, Lara e Lorena.

Pintura a óleo
Capa do livro Loreto o menino  que aprendeu a voar
Estatua de Nossa Senhora Aparecida Bairro Rural Queimada Velha
Estátua do Congadeiro em São Tomás de Aquino
Estátua na entrada de  São Tomás de Aquino
Pagina do Livro Loreto
Tiras semanais publicado no Jornal Sudoeste  - Braco