SESC PARAÍSO

Obras do SESC Paraíso seguem em andamento, mesmo com polêmicas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 27-06-2020 10:29 | 697
Foto de Arquivo

O projeto da unidade do Sesc em Minas em São Sebastião do Paraíso já está em andamento e será realizado conforme cronograma definido pela instituição e aprovado pela Prefeitura. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26/6), pela Coordenadoria de Comunicação do SESC em Belo Horizonte, em resposta a um questionamento do Jornal do Sudoeste. O órgão confirmou que além dos trabalhos iniciados nos últimos dias prossegue com licitações e outras ações visando dar continuidade a execução do cronograma estabelecido.

Nesta semana, mais uma vez, as obras de construção do Sesc Minas na cidade motivaram debates na Câmara Municipal. O motivo foi a publicação pela Prefeitura de um Decreto que prorroga e amplia os prazos para a execução das obras na cidade. Alguns vereadores defenderam que seguindo a legislação, o espaço da Praça de Esportes Castelo Branco, cedido ao Sesc, e em caso do não início das obras no prazo estabelecido de dois anos deveria ser revertido para o Município.

A Prefeitura através de nota argumentou que a lei em vigor possibilita a ampliação do prazo. A medida é justificada segundo o Sesc Minas em virtude das obras a serem executadas serem complexas, sendo necessário a adequação de estudos de viabilidade.

Para o prefeito Walker Américo “a relevância do interesse público na instalação do Sesc no Município, a razoabilidade das argumentações da donatária e ainda o fato de que a prorrogação solicitada está prevista na Lei Municipal”, foram motivos suficientes para a prorrogação do prazo.

Polêmicas à parte o prefeito esteve no local acompanhado dos vereadores Sérgio Aparecido Gomes, Valdir Donizete do Prado, Paulo César de Souza e Jerônimo Aparecido da Silva onde verificaram os trabalhos iniciais em andamento. “O próximo passo será a demolição de algumas estruturas e, na sequência, a empresa ganhadora da licitação iniciará as obras. Será uma estrutura de 8 mil m² que irá atender a nossa comunidade em diversas áreas: saúde, educação, arte, lazer e cultura”, afirma Walker.

Em andamento
Em resposta a indagações feitas pelo Jornal do Sudoeste o Sesc Minas respondeu através de sua assessoria que o projeto está em andamento. “Será realizado conforme o cronograma definido pela instituição e aprovado pela Prefeitura”, informa a nota.

A assessoria também relata sobre a situação atual das obras. “Na semana passada o Sesc finalizou a instalação da sinalização externa do espaço. Até o final do ano deve acontecer também a demolição de parte da estrutura do imóvel que não será utilizado”, descreve. Acrescenta ainda que neste momento, “estamos com o projeto legal aprovado pela Prefeitura e projetos executivos licitados. A expectativa é que essa etapa seja concluída ainda no terceiro trimestre deste ano”, aponta.

Quanto aos prazos contratuais e a prorrogação feita pela Prefeitura o Sesc Minas diz que a medida foi adotada em função das dificuldades impostas neste período de pandemia entre outras questões. “Todas as etapas do projeto da nova unidade, incluindo seu cronograma de execução, foram apresentados para a Prefeitura e aprovados, respeitando sempre os prazos legais estipulados. A prorrogação é necessária levando em consideração o período de pandemia, que vem impactando em prazos de contratações e até a execução de projetos”, completa.

Projetos complementares são licitados
O Sesc Minas realizou em 16 de junho a primeira sessão do processo de licitação para contratação da empresa que irá elaborar projetos arquitetônicos e complementares da unidade de São Sebastião do Paraíso. Seis empresas participam da fase de habilitação no certame que se encontra em fase de avaliação de documentos, com análises jurídicas e contábeis. “ A próxima etapa do processo licitatório é a avaliação técnica das propostas para posterior declaração do vencedor”, anuncia o órgão através de sua assessoria.

Na reunião da Comissão Permanente de Licitação do Sesc Minas foi dado andamento ao edital nº 0011/2020, relativo à modalidade concorrência. A análise dos documentos de habilitação será realizada pelas áreas técnicas sendo que o resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial da União e disponibilizado no site do Sesc Minas, quando será facultada vista a documentação e prazo para apresentação de recurso.

Na ocasião foram apresentados envelopes de credenciamento, proposta de preço, proposta técnica e habilitação de seis empresas. As concorrentes são Geoline Engenharia Ltda, Lazuli Arquitetura, Cenotecnica e Cenografia Ltda, Mil Arquitetura e Consultoria Ltda, Eficácia Projetos e Consultoria Ltda, C&P Comercial Arquitetura Ltda e Horizontes Arquitetura e Urbanismo Ltda.

Ainda de acordo com informações da assessoria de comunicação do Sesc Minas nesta etapa são avaliados os documentos de habilitação das empresas participantes do projeto, com análises jurídicas e contábeis. A próxima etapa do processo licitatório é a avaliação técnica das propostas para posterior declaração do vencedor. Todo processo pode ser acompanhado através do edital n ° CC 0011/2020 no site ww w.sescmg.com.br.