COVID-19

Em 24 horas Paraíso teve mais 2 casos de coronavírus: já são 48

Somente em junho foram 37 casos notificados
Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 30-06-2020 17:02 | 1773
Foto de Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (30/6), mais um boletim epidemiológico sobre o coronavírus no município. Conforme o resumo apresentado nas últimas 24 horas foram registrados mais dois casos positivos aumentando de 46 para 48 os casos confirmados. Em junho houve uma explosão de novas situações com 37 notificações, mais do que uma por dia na cidade.

Conforme os dados apresentados, em Paraíso há o registro de 633 notificações, com 133 pessoas sendo monitoradas e 48 confirmações da doença. Do resumo há 78 situações em que as suspeitas foram descartadas a partir de exames laboratoriais. Dos 48 pacientes confirmados, há um óbito confirmado por exame laboratorial, outras 27 pessoas se recuperaram e existem ainda outras 14 pessoas em isolamento domiciliar.

Sobre os 78 casos descartados no município, cinco casos são de pessoas que vieram a óbito. As demais 73 situações  são de pessoas recuperadas e comprovadas o estado de saúde através de exames laboratoriais.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que há seis pacientes internados. Contudo, a taxa de ocupação hospitalar aponta para a existência de 12 pessoas na Enfermaria que está com 25,53% de ocupação. Já a Unidade de Tratamento Intensivo tem 7 pessoas, o que representa 35% da capacidade. Dos 19 pacientes internados na ala de Enfermaria 12 são residentes em Paraíso. Já na UTI, das sete, cinco são paraisenses e dois moradores de cidades da microrregião. No município há apenas um óbito em investigação se a causa da morte foi Covid-19 ou não.

Nos últimos 30 dias São Sebastião do Paraíso experimentou uma verdadeira escalada de novos casos confirmados de coronavírus. Levantamento realizado pela reportagem aponta que no dia 1º de junho a cidade tinha apenas 11 casos confirmados. Nas últimas quatro semanas foi registrada uma explosão de casos e o município fecha o mês conforme o Boletim Epidemiológico com 48 casos confirmados da doença. Em média representa que a cidade teve uma confirmação a cada um dia e seis horas, ou a cada 30 horas uma notificação.

 

Lockdown

 

Na semana passada o Governo de Minas ameaçou decretar lockdown (fechamento de cidades) no Estado devido ao  crescimento  de casos da doença, principalmente no interior. Em São Sebastião do Paraíso a Prefeitura, a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal iniciaram uma série de operações especiais para reforçar a fiscalização sobre o cumprimento das regras de isolamento social e demais medidas.

A população foi novamente convocada a colaborar fazendo o uso de máscaras e de forma correta. Bares, lanchonetes e restaurantes continuam sendo visitados em blitz noturnas assim como o comércio e a população está sendo abordada diariamente.

O Governo de Minas anunciou que tem conversado com prefeitos e secretários de saúde no sentido de auxiliar na tomada de medidas. Os protocolos para a eventualidade de lockdown já foram delineados e, agora, passam por ajustes. A adesão às normas de higienização, distanciamento e isolamento podem contribuir para que se tenham indicadores mais favoráveis de controle da doença, de modo que possa haver um padrão de conduta.

O isolamento adequado, a existência de vagas nas UTI"s e ocupação nos leitos hospitalares, dentro dos parâmetros pode evitar que seja adotado o fechamento de cidades.