SÃO TOMÁS DE AQUINO

Inaugurada nova sede da Rádio Comunitária São Tomás FM - 105.9 - A Voz da Cidade

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 01-07-2020 08:44 | 990
Momento da Inauguração
Momento da Inauguração Foto de Reprodução

Bem disse o poeta “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade.”  A história da Rádio Comunitária São Tomás FM, está alicerçada num belo exemplo de trabalho de equipe com a liderança de seu diretor André Eduardo de Carvalho e apoio de grande valor dos aquinenses para o sucesso do projeto.

Com uma vida ativa de 10 anos na sociedade aquinense, tem como proposta levar entretenimento, prestação de serviços e um precioso e importante trabalho de utilidade pública. Antes, funcionava em duas salas do prédio da Praça de Esportes Dr. Antônio Joaquim da Silveira, sempre cedidas gentilmente pela Prefeitura.

O sonho de ter sua própria sede sempre foi um desejo dos diretores da emissora. Ele teve início com a doação de um terreno na gestão do então prefeito Roneido Teófilo de Carvalho com apoio da Câmara Municipal. A seguir o relato de fatos com relação à emissora pelo tenente Luiz Antônio Corsi

Ao assumir a direção da emissora em 2017, o radialista André Eduardo de Carvalho, ladeado pelos demais integrantes da Diretoria Executiva, traçou como meta principal a construção da sede própria. Lançado o desafio, inúmeros contatos foram feitos onde a Secretaria Estadual de Cultura, através de emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares, destinou R$50 mil para início das obras.

Iniciada a construção diversos comerciantes e apoiadores culturais da emissora, profissionais liberais e muitos amigos da São Tomás FM abraçaram o projeto e o prédio foi colocado de pé. Inicialmente previsto para um pavimento, André Eduardo de Carvalho, o idealista diretor, voou mais alto e projetou o segundo pavimento. Muitos perguntaram: como construir um prédio de tamanha magnitude com os poucos recursos que se tinha. A resposta veio através de uma administração séria pautada na transparência e emprego lógico do dinheiro disponível. Aliado a estes fatores, grande parte da mão de obra foi desenvolvida voluntariamente pelos diretores e colaboradores da emissora.

Construído o prédio com dois pavimentos, para entrar no ar ainda faltava a aquisição da torre de transmissão e a implantação do estúdio; mais uma vez a influência e amizade do diretor André Eduardo de Carvalho com o deputado Cássio Soares foram decisivos. Vendo o trabalho sério que era desenvolvido  outra emenda foi destinada pelo deputado no valor de R$35 mil, quando foi comprada e ativada uma antena de trinta metros, e instalado o estúdio da nova sede da São Tomás FM.

Muito emocionado na inauguração, o diretor André fez questão de destacar o trabalho sério dos diretores que o antecederam: Professor Domingos Volpe e Senhora Maria Luíza Lequeri, que iniciaram o sonho da São Tomás FM e lhe confiaram à continuidade dos trabalhos em prol da comunicação comunitária no Município.

Outra nobre decisão do vitorioso diretor foi homenagear dois amantes do rádio que já repousam com o Senhor Deus, os quais possuem um brilhante histórico em prol da São Tomás FM: Onofre.... Carinhosamente conhecido por “Perobinha” e Eliane Maria Tonin; ao prédio da rádio foi dado o nome do primeiro e a sala de reuniões foi nominada com o nome da saudosa Eliane.

No descerramento da placa de inauguração o assessor parlamentar e representando o deputado Cássio Soares, Roneido Teófilo de Carvalho, fez questão de mencionar que se sentia muito feliz por fazer parte da conquista, pois desde o início, ao lado da Câmara de Vereadores da época que era prefeito, confiou no projeto que foi apresentado pela direção da Rádio onde se decidiu pela doação do terreno para a emissora.

Destacou ainda que o grande diferencial foi o espírito de liderança do atual diretor da emissora que teve potencial para agregar todos os membros da equipe e a comunidade em torno da realização do objetivo traçado.

Falando em nome dos radialistas da emissora, o tenente Luiz Antônio Córsi destacou que todo o trabalho realizado pela Diretoria Executiva da emissora é de forma voluntária e que ninguém executa atividades remuneradas. Destacou que tem orgulho de pertencer à equipe da São Tomás FM e ter como líder o jovem diretor André Eduardo de Carvalho, pois entre tantas qualidades que possui, uma se destacou sobremaneira na construção do prédio: Foi o primeiro a entrar no terreno e último a sair”, conduta observada somente nos verdadeiros líderes encontrados na história da humanidade.

Dia 27 de junho de 2020: nova sede, novo estúdio, novos equipamentos e também nova programação; esta é a Rádio Comunitária São Tomás FM que a cada dia agrega mais amigos e parceiros em suas atividades.

Radialista e Diretor André Eduardo de Carvalho
Radialista Tenente Luiz Antônio Corsi
Radialista Jenifer Carvalho
Radialista Maria Luiz Lequeri
Deputado Cássio Soares, André e Tenente Corsi
Prédio da emissora
Placa de Inauguração
Estúdio da Rádio São Tomás FM