135 ANOS

135 ANOS - São Tomás de Aquino completa mais um aniversário

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 08-07-2020 10:48 | 866
Foto de Nelson P. Duarte

A pandemia do novo coronavírus também afetou a programação de aniversário de algumas cidades da região. Por conta dos decretos estadual e municipais que impedem a realização de eventos e aglomeração de pessoas, shows, desfiles cívicos e outras programações tiveram de ser canceladas pelas prefeituras ou adiadas para quando a situação for normalizada. Foi assim com Cássia em 21 de maio, Itamogi, dia 24 de junho, Monte Santo de Minas, no dia 28 de junho.

Agora é a vez de São Tomás de Aquino que nesta quarta-feira,8 de julho, comemora mais um aniversário. A cidade dos aquinenses está completando 135 anos de emancipação política-administrativa, mas foi preciso suspender a programação festiva em comemoração pelo aniversário da cidade. Conforme a Prefeitura, eventos como Rodeio Show 2020, o Baile da Rainha, além do desfile cívico, entre outras festividades deverão ser reprogramados para acontecer em outra oportunidade no pós-pandemia.

Neste momento toda a cidade está imbuída de em realizar um trabalho sério e de comprometimento junto à população, em defesa da vida. O País está vivendo este momento delicado em torno do vírus e as demais festividades tiveram que ser adiadas. No entanto, as medidas necessárias para a proteção da saúde dos moradores da cidade estão sendo tomadas e é o fator mais importante neste momento. A festa ficará para depois, onde certamente haverá motivos mais que especiais para celebrar junto com a comunidade.

Embora as festividades sejam adiadas para depois, o que não se perde é a memória da cidade registrada na história. Sempre é bom recordar, relembrar os antepassados, aqueles que primeiro chegaram e deram origem as tradições, costumes e todo um legado que nada é capaz de apagar e nem deixar esquecer. Por isso aproveitando o ensejo que a data oportuniza transcrevemos abaixo uma parte desta história de como surgiu São Tomás de Aquino e como o município chegou até aqui. 

Histórico de São Tomás de Aquino
Situada na região Sul do Estado de Minas Gerais, a história da cidade de São Tomás de Aquino se diferencia das demais cidades circunvizinhas, devido à forma como se deu a sua fundação. Enquanto que as demais cidades surgiram através de uma exploração econômica já existente, São Thomás surge a partir da filosofia de uma ideia, ou seja, da devoção de um sacerdote chamado Cônego Thomas de Affonseca e Silva por um dos maiores doutores da igreja católica, Santo Tomás de Aquino.

Em 1874 o Cônego Thomas é transferido da paróquia de Carmo do Rio Claro-MG para a paróquia de Piedade do Mato Grosso do Batatais (hoje Altinópolis-SP). Neste ano um desejo guardado em seu coração toma materialidade quando ele encomenda ao escultor Vespúcio de Bulhões uma imagem do Doutor Angélico Santo Tomás de Aquino para introduzi-la em uma capela e assim desenvolver uma paróquia em nome do santo. Porém em 1875 ele é transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Penha do Rio do Peixe (hoje Itapira-SP), onde permaneceu até o ano de 1883, conservando consigo a imagem.

De Itapira ele seria transferido para a paróquia de Queluz-MG, mas em virtude do falecimento do vigário Joaquim Ferreira Teles da paróquia de São Sebastião do Paraíso, o Bispo  Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho o envia para assumir a paróquia paraisense em 1884. No ano seguinte em meados do mês de abril em contato com o fazendeiro João Thomas de Sant’ Anna manifestou o desejo de eregir uma capela em devoção ao santo naquela região. Depois de discutirem o assunto, João Thomas juntamente com outros fazendeiros como Jeronimo A. Rodrigues e Clemente Sant’ana resolveram juntos contribuir com o vigário em prol de sua obra. Chegaram a um consenso sobre o terreno e juntos reuniram a quantia de um conto de réis para a compra de 10 alqueires de terras, na fazenda da Fortaleza de propriedade do fazendeiro Jerônimo Alves Rodrigues que por sua vez doou dois alqueires perfazendo um total de 12.

As escrituras de venda e doação foram passadas no dia 20 de junho de 1885. Dezoito dias depois no dia 08 de julho juntamente com centenas de pessoas celebrou a primeira missa em um templo provisório, lançando a pedra fundamental do povoado. Dois anos depois foi criado o distrito policial em 1887 pelo governo da capital na época em Ouro Preto. Com o progresso em 1889 o povoado é elevado a curato e em 1890 pelo decreto nº 7 do artigo 2º é elevado a categoria de freguesia de São Thomaz de Aquino, ficando sobre a administração política do município de São Sebastião do Paraíso.

Com um crescimento constante no final da década de 10 início de 1911 iniciou o processo de luta pela administração política. Depois de 12 anos de luta em 1923 pela lei de nº 843, finalmente o Distrito ou freguesia de São Thomaz de Aquino conquista sua autonomia política, sendo elevado categoria de município, assumindo assim as rédeas de sua própria administração. Já no ano de 1953, uma lei municipal alterou a grafia do nome da cidade de São Thomaz de Aquino, para São Tomás de Aquino, eliminado o “H” e substituído a letra “Z” pelo “S”. 
Fonte: Facebook - Prefeitura de São Tomás de Aquino