RANKING ESCOLAS

Divulgado pelo MEC o ranking das escolas de Paraíso no Enem 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 07-07-2020 09:26 | 175
Microdados do Enem 2019 é divulgado quase seis meses após a avaliação dos alunos
Microdados do Enem 2019 é divulgado quase seis meses após a avaliação dos alunos Foto de Divulgação

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) divulgou os Microdados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019, com as notas do exame por escolas. A Evolucional, startup especializada em simulados para o Enem e na utilização de dados e evidências para soluções pedagógicas, tabulou todos os dados e listou mais de 19 mil escolas. O Jornal do Sudoeste separou a classificação de sete escolas de São Sebastião do Paraíso que participaram do exame realizado ano passado. Confira detalhes das participações de cada no quadro em anexo.

A tabulação com os dados do Enem 2019 resultou em uma lista de 19.598 escolas. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas. A lista inclui todas as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação, considerando apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do Ensino Médio em 2019. A Evolucional, que tabulou os dados brutos do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação, incluiu apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem.

De acordo com a startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2.500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, para corrigir e dar notas aos estudantes.

De São Sebastião do Paraíso pesquisa realizada pela reportagem revela quedas seis escolas listadas totalizaram em 324 estudantes que fizeram as provas. Dois estabelecimentos são privados e dos demais pertencem à relação com as melhores notas. Alunos do Colégio Objetivo somaram 615,53 pontos. A lista completa está no quadro em anexo.

Conforme Vinícius Freaza, diretor de inovação Pedagógica da Evolucional são os mesmos critérios utilizados pelo Inep até 2016, que foi o ano em que a instituição parou de elaborar esses levantamentos para evitar "rótulos". Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Farias Brito, em Fortaleza (CE) está na liderança, isso considerando os dois cenários: com e sem a nota da redação. Se considerada apenas a nota das provas objetivas, a escola teve uma média de 716,37 pontos. Já se a nota da redação for acrescida à conta, a média é de 760,18 pontos. Em nota publicada no site oficial a escola comemorou a afirmação "É tetra".

"Notamos ao longo do tempo que as escolas que apresentam bons resultados, e consequentemente bom posicionamento no Enem, são aquelas que utilizam os resultados das avaliações realizadas ao longo do ano para estruturar o seu planejamento e propor ações pedagógicas específicas, baseadas nas necessidades apontadas pelos dados. A partir dos resultados de simulados do Enem, por exemplo, é possível orientar cada aluno a estudar conteúdos que ele ainda não domina tão bem e que podem fazer a diferença em seu desempenho" afirma Freaza.

Sobre a Evolucional
Fundada em janeiro de 2014, a Evolucional é uma startup de educação baseada em evidências. A Evolucional entrega soluções educacionais e tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas através de dados e processos. A empresa está presente em mais de 2.500 escolas de 720 cidades em todo o país. Como carro chefe a startup tem o Simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A metodologia utiliza a prática conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), que chega a uma precisão de 99,7% do resultado e, só em 2018, a empresa realizou 800 mil simulados. A Evolucional atua nas principais escolas do país, incluindo o Farias Brito, que ficou posicionada em 1º lugar no Enem de 2018, segundo os microdados do Inep.